Jornal sobre tropicália
Por: Camila Moura • 2/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1][pic 2]
BRASIL VENCE ALEMANHA OCIDENTAL
[pic 3]
Brasil vence Alemanha Ocidental por 2X2 no amistoso de ontem, realizado no Maracanã. Com direito a dois gols de Edu e grandes passes do novo craque da seleção Pelé, o próximo jogo contra a Iugoslávia promete grandes emoções aos brasileiros.
PRÓXIMO ÁLBUM DOS BEATLES DEVE CHEGAR EM FEVEREIRO AO BRASIL
O álbum já chegou aos Estados Unidos fazendo grande sucesso e sendo denominado como “álbum branco”, o mais novo álbum The Beatles logo chegará ao Brasil com inéditos singles como Blackbird e Ob-La-Di Ob-La-Da. A partir de março, o disco estará disponível nas melhores lojas do país.
APÓS UM DIA DE AI-5, PAÍS SE APAVORA COM GRANDE QUANTIDADE DE CENSURAS EM MÍDIAS BRASILEIRAS
Jornais, revistas, televisão e música sofrem diversas alterações/proibições após Costa e Silva aprovar a lei de censura e colocar em vigor o Ato Institucional nº 5. A imprensa e as mídias de entretenimento temem o fim de diversos projetos.
CONGRESSO NACIONAL É COLOCADO EM RECESSO E PARLAMENTARES TÊM SEUS MANDATOS CASSADOS
Como consequência do AI-5, o presidente decidiu colocar o Congresso em recesso e cassar mandatos de muitos parlamentares.
[pic 4]
AID EMPRESTARÁ US$77 MILHÕES PARA PROJETOS NACIONAIS
[pic 5]
NESTE NATAL, APROVEITE AS OFERTAS DA MERCEARIA
[pic 6]
OLAVO BILAC É TEMA DE CONCURSO PROMOVIDO PELA 2ª REGIÃO MILITAR
A 2ª Região Militar promove um concurso sobre o tema “Olavo Bilac e o Serviço Militar”, aberto a participação exclusiva de civis e que, além de dois prêmios, conferirá o diploma de honra ao mérito.
EXPORTAÇÃO SEGUE FIRME EM DEZEMBRO
A primeira semana útil do mês já gerou cerca de US$8 milhões, graças ao algodão, ao milho e ao açúcar.
[pic 7]
EXPLICANDO O TROPICÁLIA: De onde veio essa “onda”?
Tropicália, ou Panis et Ciscensis: Tudo começou quando, em 1967, Caetano Veloso e Gilberto Gil causaram grande impacto em suas apresentações no III Festival de Música Popular da TV Record. Ali, foram lançadas as bases para o Tropicalismo em sua versão musical - um movimento que mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais daquela época, como correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o Rock e o Concretismo). Antes de fins sociais e políticos, a Tropicália foi um movimento nitidamente estético e comportamental.
Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento, do qual participaram artistas como Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé - além dos poetas Capinam e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat (responsável pelos arranjos do LP).
[pic 8] Capa do disco, produzido pela Philips records.
Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no país estão cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda.
Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. [pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
PRESIDENTE COSTA E SILVA RECEBE MENSAGENS DE SOLIDARIEDADE
O presidente Costa e Silva recebeu ontem várias mensagens de solidariedade pela edição do Ato Institucional nº 5, entre elas a da União Parlamentar Interestadual, que afirma, a certa altura – “Condenamos com veemência os radicalismos, tanto da direita como da esquerda, que nada conduzem”.
Diz ainda a mensagem que “a solução dos problemas brasileiros não está na violência. Só a pacificação dos espíritos, que conduza ao esforço conjugado de todo o povo, os empresários, os trabalhadores, os políticos, o clero e os estudantes, dará ao país as condições indispensáveis para vencer a miséria e alcançar o desenvolvimento, o caminho mais seguro para a paz e a felicidade.”
GENERAL JUSTINO EXPLICA AS RAZÕES QUE LEVARAM A DECLARAÇÃO DOS ATOS
O marechal Justino Alves Bastos, ex-comandante do III e IV Exércitos, que se encontra nesta capital, disse que todo caso político tem duas faces: uma positiva, outra negativa. Porém, a solução que pretende dar o governo para conjurar a crise agora surgida não poderá ter duas faces e sim servir aos altos interesses da Nação.
...