TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

João Rubanato

Resenha: João Rubanato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

João Rubinato, posteriormente o grande sambista Adoniran Barbosa, não teve tanta sorte nem ajuda externa para ingressar em sua carreira artística. Trabalhou duro para envolver-se no radio e criar seu legado no samba.

João Rubinato, filho de Ferdinando e Emma Rubinato, imigrantes italianos da localidade de Cavárzere, província de Veneza, nasceu em Valinhos, interior de São Paulo, em 06 de Agosto de 1912. Aos dez anos de idade sua certidão de nascimento foi adulterada para que o ano de nascimento constasse como 1910, possibilitando que ele trabalhasse de forma legalizada na época, para assim ajudar no sustento de sua família, que era muito grande.

João não gostava de ir à escola e acabou por abandoná-la cedo e, por problemas financeiros, a família Rubinato mudou-se para Jundiaí em 1922. João então começou a trabalhar nos vagões de carga da estrada de ferro. Também em Jundiaí, João foi entregador de marmitas, profissão na qual, quando a fome dava sinal, surrupiava alguns bolinhos da marmita, dizia ele. “Se havia oito, pegava dois, sobrando seis para o cliente, se quatro: um a três; e se fossem dois: um para cada.” (Em: <http://raizesmpb.folha.com.br/vol-7.shtml>). João dizia que foi assim que aprendeu matemática.

Em 1924, mudou-se para Santo André, São Paulo. Lá foi tecelão, pintor, encanador, serralheiro, mascate e garçom. No Liceu de Artes e Ofícios aprendeu a profissão de ajustador mecânico.

Em 1932, com 22 anos, foi para São Paulo morar em pensão para tentar ganhar a vida e seguir seus sonhos. Lá se estabilizou e deu início, quase que sem querer, a sua carreira artística, ao Adoniran Barbosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com