Le Petit Prince
Por: Juliana Mesquita • 24/4/2021 • Resenha • 907 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Le Petit Prince
O quarto planeta era do homem de negócios. Ele, inclusive, nem percebeu a chegada do pequeno príncipe, pois o homem de negócios fazia contas e repetia as somas, dizia “quinhentos milhões...” O pequeno príncipe perguntou cinco milhões de que. O homem disse que era muito ocupado, não tinha tempo, mas na terceira vez explicou que eram estrelas, que ele tinha quinhentos e um milhões, seiscentos e vinte e duas mil, setecentos e trinta e uma estrelas. O pequeno príncipe perguntou o que ele fazia com as estrelas e ele disse que as possuía e por isso era rico. Então o pequeno príncipe explicou que tinha uma rosa e três vulcões e que ele é útil às coisas que possuía, diferentemente do homem de negócio que não era útil às estrelas.
O quinto planeta, que era o menor de todos, era do acendedor de lampiões. O pequeno príncipe perguntou porque ele acendia e apagava os lampiões e o homem explicou que ele tinha um trabalho terrível de acender os lampiões de manhã e apagar à noite, pois era o regulamento, mas o planeta girava a cada minuto e por isso ele não tinha mais tempo pra descansar. O pequeno príncipe achou engraçado aquele acendedor ser tão fiel ao regulamento e ao mesmo tempo ser preguiçoso.
O sexto planeta era dez vezes maior e era habitado por um homem velho que escrevia livros e o pequeno príncipe perguntou o que eram aqueles livros enormes. O homem explicou que ele era geógrafo e sabia onde se encontravam os mares, os rios, as cidades, as montanhas e as florestas. O pequeno príncipe perguntou se haviam mares, florestas, rios e montanhas no país dele, mas ele não soube dizer, pois, segundo ele, quem deveria saber eram os exploradores, não os geógrafos. O geógrafo pede para que o príncipe descreva o pais dele para que ele anotasse. Ele conta que tem três vulcões e uma flor. O geógrafo diz que não faz anotações sobre flores porque flores são efêmeras, ou seja, ameaçada de próxima desaparição. E o príncipe sente remorso por ter deixado sua flor sozinha, mas em seguida pede uma sugestão de qual planeta ele deve visitar e o geógrafo sugere o planeta terra.
A Terra foi o sétimo planeta visitado pelo pequeno príncipe e tinha de tudo... beberrões, vaidosos, negociantes, reis, geógrafos... o planeta Terra é tão grande que, antes de existir eletricidade, precisava de um exército de acendedor de lampiões para iluminar o planta inteiro e que o efeito visto de longe era magnífico. Só dois acendedores, um do polo Norte e outro do polo Sul, levavam uma vida preguiçosa, pois eles trabalhavam apenas duas vezes por ano.
La quatrième planète appartenait à l'homme d'affaires. Il n'a même pas remarqué l'arrivée du petit prince, car l'homme d'affaires ferait le calcul et répéterait les sommes, il a dit: "Cinq cent millions ..." Le petit prince en a demandé cinq millions. L'homme a dit qu'il était très occupé, qu'il n'avait pas de temps, mais la troisième fois a expliqué qu'il s'agissait d'étoiles, qu'il avait cinq cent un million, six cent vingt deux mille sept cent trente et une étoiles. Le petit prince a demandé ce qu'il avait fait aux étoiles et il a dit qu'il les possédait et qu'il était donc riche. Puis le petit prince a expliqué qu'il avait une rose et trois volcans et qu'il était utile aux choses qu'il possédait, contrairement à l'homme d'affaires qui n'était pas utile aux étoiles.
...