Leonardo Da Vinci
Bibliografia: Leonardo Da Vinci. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FOFUXINHA_ • 14/10/2013 • Bibliografia • 747 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
Leonardo Da Vinci
Leonardo da Vinci, não contribui simplesmente para a arte renascentista, mas contribui para avanços de nível contemporâneo, científicos. Desenvolveu estudos sobre o corpo humano, dando foco e intensificando o realismo do período gestatório e o feto dentro dele. Também desenvolveu a arte com o tema épico dos fatos evangélicos cristãos e também desenvolvendo códigos em meio a suas obras, como a Mona Lisa, onde até hoje é um mistério de origem e ainda descobrem pontos (históricos) dentro da obra, como o fino e quase invisível, recentemente descoberto, véu, que cobre o seu rosto, simbolizando religiosidade e virgindade. Também as diferentes expressões de cada lado. Além de sua contribuições científicas e artísticas, também foi e é símbolo para arquitetura, desenvolvendo igrejas, principais construções da época medieval, com projetos muito modernos e apreciados pelos doutores da beleza da arquitetura. Contribui com invenções consideradas modernas para a época, que só foi construídas graças a sua especialização em mecânica. Tinha especializações renascentista e humanistas, como zoologia, botânica, química, física, cientista, filosofo, engenheiro, poeta, pintor, escultura, etc. Ele é um símbolo.
Introdução
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Biografia
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.
Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.
A Última Ceia
Leonardo pintou A Última Ceia, um incrível trabalho, o mais sereno e distante do mundo temporal, durante anos caracterizados por conflitos armados, intrigas, preocupações e emergências.
...