Machado De Assis
Trabalho Escolar: Machado De Assis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolineewhite • 15/8/2014 • 760 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
Machado de Assis
Vida e Trajetória – Um gênio em todos os Aspectos
Joaquim Maria Machado de Assis, filho de um pintor mulato e de uma lavandeira açoriana, nasceu no Morro do Livramento no Rio de Janeiro em 1839. Em sua vida enfrentou grandes obstáculos, perdera os pais ainda pequeno e foi criado pela madrasta, tinha Epilepsia e era Gago, aprendeu as letras numa escola pública mas não se formou pois cedo teve que trabalhar, entretanto foi um Autodidata que leu e agregou uma grande quantidade de cultura literária – desde escritores famosos aos menos conhecidos.
Trabalha como Tipógrafo aprendiz, depois numa editora e conhece alguns escritores românticos (Casimiro de Abreu, Manuel Antonio de Almeida), e em vários jornais. Casa-se aos Trinta anos com uma portuguesa, Carolina Xavier Novais, sua companheira ata morte.
Machado de Assis é considerado um Polígrafo, pois escreveu diferentes gêneros de textos, dentre os quais produziu Poesia, Teatro, Crônica, Crítica literária, Contos e Romances, dos quais os dois últimos são suas obras Primas maior genialidade.
Foi um dos fundadores e o primeiro membro da Academia Brasileira de Letras, estreitou ligações com grandes nomes da literatura como Veríssimo, Eça de Queiroz, Graça Aranha, poetas parnasianos entre outros.
Relação das obras:
• Romances:
Ressurreição - 1872
A mão e a luva - 1874
Helena - 1876
Iaiá Garcia - 1878
Memórias Póstumas de Brás Cubas - 1881
Quincas Borba - 1891
Dom Casmurro - 1899
Esaú e Jacó - 1904
Memorial de Aires - 1908
• Poesia:
Crisálidas
Falenas
Americanas
Ocidentais
Poesias completas
• Contos:
A Carteira
Miss Dollar
O Alienista
Noite de Almirante
O Homem Célebre
Conto da Escola
Uns Braços
A Cartomante
O Enfermeiro
Trio em Lá Menor
Missa do Galo
• Teatro:
Hoje avental, amanhã luva - 1860
Desencantos - 1861 ,
O caminho da porta 1863
Quase ministro - 1864
Os deuses de casaca - 1866
Tu, só tu, puro amor - 1880
Lição de botânica - 1906
Características dos Romances Realistas
* Ruptura da Narrativa Linear – os fatos são narrados à medida que afloram à consciência ou à memória do narrador.
* Metalinguagem do Discurso Narrativo e Digressões – o narrador conversa com o leitor, interrompe a narrativa para explicar, comentar sobre uma personagem ou sobre a obra/livro.
* Universalismo – em suas obras os
...