Maracatu
Por: Line Teles • 25/5/2015 • Dissertação • 431 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Com o propósito de entender as relações entre design de moda e cultura brasileira, é necessário compreender o que é cultura, por isso, com base na leitura de Rodrigues (2009), percebe-se que a cultura já teve diversas concepções das quais foram necessárias serem desmitificadas. As sociedades europeias nos séculos XVII, XVIII e XIX tinham a ideia de que cultura era apenas para sociedades civilizadas, com isso pensavam que os nativos não possuíam cultura. Isso foi superado pela antropologia a partir da segunda metade do século XX, pois entenderam que “todos os grupos humanos desenvolviam suas próprias culturas, criando suas línguas orais, escritas, corporais, religiosas e artísticas” (RODRIGUES, 2009).
Uma das interfaces da cultura é o design, que se relaciona cada vez mais de forma dinâmica com a cultura, pois refere-se a hábitos, costumes e tradições, temas fundamentais para o trabalho do design. Seu objetivo é atender as necessidades da sociedade para a qual vai trabalhar. Para isso é fundamental um estudo interdisciplinar para atender essas necessidades, onde as disciplinas irão interagir para a construção do conhecimento, podendo assim idealizar, criar e desenvolver objetos ou produtos.
Na realidade, a cultura se expressa em diversas manifestações, desde as religiosas até as questões da cultura material, como a moda, que também é uma forma de expressão cultural. Tanto a cultura quanto a moda podem ser trabalhadas individualmente ou em um grupo e são definidas como um modo ou estilo de vida.
Atualmente, é mais fácil defender o argumento de que Moda e Indumentária são fenômenos culturais no sentido de que a cultura pode ser entendida como um sistema de significados, como formas pelas quais as experiências, os valores e as crenças de uma sociedade se comunicam através de atividades, artefatos e instituições. (CIDREIRA 2010. pg. 238 e 239).
A cultura que define o Brasil é composta pela união de diversas outros costumes. Desde sua época de colônia, o país recebeu muitos imigrantes, fazendo com que o Brasil fosse o que é hoje, uma civilização única com ideias globais.
O Brasil é um país com proporções continentais, isso o torna um país multicultural e multiétnico o que faz com que ele tenha influências europeias, indígenas, africanas e muitas outras devido às imigrações. Essa característica marcante vem a ser uma riqueza para um projeto de design, que utiliza desta cultura tão misturada, ao mesmo tempo única, em um projeto globalizado. Conforme Moraes (2010), o design brasileiro passa a possuir como maior referência a riqueza de suas próprias manifestações culturais, tendo sua cultura popular como um gosto para a população e referências éticas e estéticas para os mesmos.
...