Mito: A História do Herói Aquiles
Por: Clarineto • 22/4/2019 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
LOÍDE DO NASCIMENTO QUARESMA MAUÉS
RA: 8050541
PORTFÓLIO
2º Ciclo de Aprendizagem
Trabalho apresentado para a disciplina de Fundamentos da Educação, sob a orientação do Prof. Reginaldo de Oliveira Pereira, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
MACAPÁ-AP
2018
Mito: A história do herói Aquiles
Conhecido por ser um dos maiores guerreiros de toda mitologia grega, Aquiles é filho do mortal Peleu, o qual reinava na região da Ftia, e da deusa da fecundidade do mar conhecida como Tétis. Na tentativa de tornar seu filho invulnerável a deusa resolve mergulho no rio Estige, rio esse que corria no inferno grego e tinha a propriedade de remover qualquer aspecto da natureza mortal, porém sua a deusa precisou segurar o menino pelo calcanhar e essa parte do corpo da criança não foi molhada. Com o passar dos anos Aquiles se torna um habilidoso guerreiro sendo conhecido em toda Grécia.
Quando a Guerra de Tróia chega Aquiles vai ao encontro de sua mãe e a mesma revela que se o mesmo fosse a guerra em Tróia ele não retornaria, contudo o jovem guerreiro cumpre o chamado grego e embarca rumo a batalha. Ao fim de tudo Aquiles se consagrou como um ícone desta guerra, mas foi morto com uma flecha no calcanhar, ponto do corpo que não fora livre das características mortais.
Relacionando o mito com o modelo educacional vigente na Grécia Homérica, é nítido o modo como o valoroso guerreiro persiste em tornar-se cada vez mais forte e vitorioso em relação aos demais, bem como o fato de expor-se ao ponto de morrer para que seu nome não se apague da história. Nesse cenário tanto o herói confronta-se com sua busca incessante pela eternidade, promovendo seu crescimento pessoal, quanto o estado, nesse caso a Grécia, é beneficiado por meio desse processo.
REFERÊNCIAS
CORRÊA, Rubens Arantes. Fundamentos históricos e filosóficos da educação / Rubens Arantes Corrêa, Stefan Vasilev Krastanov – Batatais, SP: Claretiano, 2013. 198 p.
TEIXEIRA, Duda. O calcanhar do Aquiles e outras histórias curiosas da Grécia Antiga. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2007. 224 p.
...