Moça com o Brinco de Pérola
Por: soniaklimpel • 30/5/2016 • Resenha • 576 Palavras (3 Páginas) • 528 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Sônia Regina Klimpel
Resenha do Filme “Moça Com Brinco de Pérola”
Peter Webber
Curitiba
2014
Moça com brinco de pérola
O filme se passa no séc.XVII, na Holanda, onde havia uma rigorosa hierarquia entre as camadas sociais. Narra à vida de Griet, uma garota de 16 anos, membro de uma família humilde que se vê obrigada a trabalhar para ajudar a mesma. Consegue emprego como doméstica na casa do pintor Johannes Vermeer. O seu jeito de ser chama a atenção do artista.
Com o passar dos dias o pintor vai se aproximando cada vez mais da moça e passa a ensiná-la a preparar as tintas para pintura das suas telas. Percebe que ela tem capacidade e um jeito semelhante ao dele para executar tal tarefa, a partir daí ele permite que a mesma de opiniões em suas pinturas, gerando entre eles uma conivência que vai provocar crises de ciúme nos outros membros da família e até mesmo nos empregados da casa.
Ao mesmo tempo um açougueiro da região e um rico benfeitor que comprava várias telas do pintor com o nome de Van Ruijven se interessam pela moça. Griet continua ajudando o pintor em suas telas resultando em uma intimidade maior entre eles a cada dia que se passava, criando um clima de desarmonia e desordem dentro e fora da residência do pintor, pois a esta altura o escândalo já havia se espalhado por toda parte.
Não bastando o desconforto gerado pela intimidade do pintor com sua serviçal, o mesmo que na maioria de suas telas pintava interiores, pinta um retrato da moça usando um brinco de perolas de sua esposa, o qual resulta em um escândalo que inevitavelmente muda a vida da jovem.
CONCLUSÃO
O filme frisa as diferenças sociais que há e sempre houve em qualquer sociedade. Trabalha o ciúme, a inveja, o desconforto das pessoas em relação à intimidade entre duas pessoas. Mostra com clareza e beleza o dom natural que uma pessoa tem, no caso, uma moça humilde e sem grandes chances na vida, com o dom para a arte da pintura.
Um bom filme para se trabalhar os sentimentos negativos que as pessoas criam sobre as outras. Pode-se também mostrar a beleza do dom natural, no caso do filme, um dom para a arte de pintar.
...