TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilia vintage

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Escola de Belas Artes.

Metodologia do Projeto, Professora Manuela Embiruçu.

Curso Superior de Decoração.

Eraldo Ramos de Araújo.

   

        

Pesquisa: Utilização do mobiliário Vintage e Retrô, por Arquitetos e Design de Interiores, no  momento atual na cidade de Salvador.

Referência: MANCUSO, Clarice. Arquitetura de interiores e decoração: a arte de viver bem. 8. ed Porto Alegre, RS: Sulina, 2010. 239 p.

         

      FICHA Nº 01

Local: 747 M269 Escola de Belas Artes. Canela.

  1.  Capítulo 01: Mobiliários: História e evolução:
  1. “¹O móvel, como toda manifestação artística, é reflexo da vida e dos costumes da época em que foi criado”.  
  2. “Não há uma data precisa para o início e o término de um estilo, pois as modificações são feitas lentamente, de maneira que entre dois estilos bem definidos há sempre um período intermediário”.
  3. ²O que importa realmente é descobrir como chegar à essência do estilo, seu caráter, sua época, originalidade e autenticidade por parte dos fabricantes ou vendedores da peça.  Geralmente, na atualidade o uso do mobiliário é feito de forma eclética, mesclando peças soltas e de estilos antigos ao mobiliário contemporâneo.
  1. Capítulo 10: Século XX e Contemporâneo:
  1. A partir do desenvolvimento da indústria o móvel artesanal foi substituído pelo novo luxuoso e que está ao alcance de muitos, o que fez os padrões decorativos serem alterados e mudassem de maneira extrema.
  2. O novo design apesar de barato e custo mais baixo, torna cada vez mais a peça, popular perdendo suas características únicas de “peça pura”. “o design apesar da arte, não é arte pura é utilitária”

 

1. Um conceito a ser aprofundado em relação às tendências vintage e retrô.

2 .Atentar sempre para  a diferença entre as tendências e a época da peça, afim de evitar confusão nos estilos pretendidos

 Observar o posicionamento do Designer em relação ao retorno do uso de peças artesanais ou derivadas de um estilo ( vintage, retrô ou outro).

Pesquisadora: Eraldo Ramos de Araújo

Data: 21.10.2014

Referência: MASCARENHAS, Alayde Parisot. Arte e decoração de interiores. Rio de Janeiro: Tecnoprint Ltda, 1979.

FICHA Nº 02

Local: 747 M395a Escola de Belas Artes; Canela.

  1. Capítulo X : Estilo Moderno.

1.1 Um leve declínio nos estilos clássicos dos mobiliários veio com a chegada dos móveis planejados, embutidos, como camas, estantes, balcões, escrivaninhas, mesas etc. Afinal, assim uma única peça serviria para vários fins, perdendo o ornamento, e seus detalhes antigamente talhados a mão, o que tornava a peça ainda mais refinada. Diferentemente de hoje que se vê peças com características clássicas em sua maioria adequadas ao conforto do homem e com ares contemporâneos trazendo consigo o que se entende por retrô.

Pesquisadora: Eraldo Ramos  de Araújo

Data: 21.10.2014

Referência: DIGEST, Reader’s, selecções do. O grande livro da Decoração. Portugal, S.A.R.L, Lisboa 1. Brás Monteiro, Lda,1975.

FICHA Nº 03

Local: Empréstimo  pela professora Manuela Embiruçu - Metodologia do Projeto.

1.0 Capítulo VII: Estilos de Mobiliários.

  1. “A utilização de mobiliário de estilo encontra-se atualmente reduzida à presença de algumas peças soltas incluídas em conjuntos modernos. Arranjos completos de mobílias de estilo existem quase exclusivamente nos grandes palácios, oque ainda conservam suas características iniciais e originais.”
  2. O conhecimento do móvel antigo, permite-nos considerar cada estilo segundo uma perspectiva adequada, não apenas como algo isolado, mas sim como mais  uma fase no desenvolvimento do gosto na decoração
  1. Capítulo VII Mobiliário de Restauração, p332
  1. “Definitivamente a restauração não traz uma autentica renovação aos móveis  nem  a sua forma , nem sua decoração, apenas remete pensar numa época e relembrar seus conceitos.

Conhecer cada estilo, e saber  todo contexto histórico que ele trás ao ambiente

Restauração e nova roupagem.

Pesquisador: Eraldo Ramos  de Araújo

Data: 21.10.2014

.Referência: LAUDARES, Maria Thereza. Fevereiro de 2013.

FICHA Nº 04

Disponível em:  http://blogazine.com.br/bkp/2013/02/07/entenda-a-diferenca-entre-vintage-retro-e-antique. Acessado em:  21/10/2014 às 23:35.

  1. Entenda a diferença entre vintage, retrô e antique.
  1. “O tempo é certamente um parâmetro para determinar uma peça vintage. De acordo com o dicionário Merriam-Webster, vintage significa pertencente a uma época, um período de origem, antigo, de interesse reconhecido e duradouro, importância ou qualidade”.
  2. “Na Holanda, país muito em voga para inspiração de tendências, objetos de decoração com menos de 100 anos são carinhosamente chamados de ‘objetos da vovó’. Quando alguma peça atinge um século, automaticamente recebe o título de ‘antique’ e logo ganha uma casa nova: um antiquário.”
  3. “Fica claro que com o passar das décadas o valor de um produto aumenta, gerando uma herança histórica e por vezes tornando-se um símbolo cultural.”
  4. GUIA PRÁTICO

- Móveis ‘antique’ são artigos datados antes dos anos 1920 (século XIX, a Era Belle Époque)

- “Vintage” são artigos datados depois dos anos 1920 até a metade dos anos 1980.

- “Retro” são peças casuais dos anos 60 e 70.

Regra de ouro: “Artigos com menos de 20 ou 25 anos de idade não são consideradas vintage”

O tempo quanto a definição do estilo e da peça

Guia prático de informações.

Pesquisador: Eraldo Ramos de Araújo

Data: 21.10.2014

.

Disponível em: http://eudecoro.com.br/artigos/perfil-estilo-retro

FICHA Nº 05

Acessado em: 22/10/14 às 00h45min

           

  1. Perfil do estilo retrô.

  1. Um resultado do lifestyle¹ vivido nas décadas de 50, 60 e 70, o estilo retro é dinâmico, de elevado impacto visual e muito cool. Marcado por peças icónicas que sobreviveram, com muita pompa e circunstância, o passar do tempo, decorar com espírito retro é um desafio, mas também um prazer.
  2. O mobiliário retro é muito característico: baixo, linhas simples e sofisticadas, pernas pontiagudas e sempre à vista, sofás largos e longos, cadeiras e poltronas suaves e arredondadas, ottomans que encaixam tipo puzzle, bancos cromados, superfícies lisas e brilhantes.

  1. Actualmente, existem muitos fabricantes que produzem mobiliário e elementos decorativos baseados exclusivamente no estilo retro, no entanto, é sempre divertido procurar peças originais em feiras e lojas de antiguidades ou de segunda mão ou até mesmo na garagem dos pais e avós!

1.lifestyle: traduzido em Estilo de vida.

Detalhes que caracterizam um peça retrô

Pesquisador: Eraldo Ramos de Araújo

Data: 22.10.2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com