Modernismo e Modernização - Marshall BERMAN
Por: luizacampos • 9/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 940 Visualizações
O MODERNISMO É MAIS TARDIO QUE A MODERNIDADE. TEM MUITA GENTE QUE CONSIDERA A MODERNIDADE COMO ALGO SURGIDO PELA BURGUESA, PELO PENSAMENTO HUMANISTICO.
O BERMAN ELE VAI PEGAR TANTO O FAUSTO,MAN COMUNISTA, BAUDELLAIRE E TENTAR COMPREENDE-LOS TENTAR COMPREENDER DE UM PONTO DE VISTA MODERNISTICO.
FALAREMOS DO MARX AGORA. O MANIFESTO SOCIOLOGICO COMUNISTA NÃO É O DESTAQUE, UMA FRASE DO BERMAN É QUE ELE CONSIDERA ESSE MANISFESTO A PRIMEIRA OBRA MODERNA, ELE ORGANIZA DA SEGUINTE MANEIRA:
A VISAO DILUIDORA E SUA DIALETICA, AUTO DESTRUICAO INOVADORA, NUDEZ O HOMEM DESACOMODADO, A METAMORFOSE DOS VALORES E A PERDA DO HALO.
ELE CHAMA DE VISAO DILUIDORA (VISAO DE MARX SOLIDA DA MODERNIDADE), ESSA VISAO SOLIDA DA MODERNIDADE TEM A VER COM ANALISE DE QUE A MODERNIDADE ELA É INSTALADA PELOS MEIOS DE PRODUCAO, QUE ELA É RESPONSAVEL PELOS VALORES.
BERMAN UTILIZA ESSA FRASE QUE PERTENCE O MANIFESTO COMUNISTA DO MARX DE QUE TUDO QUE É SOLIDO SE DESMANCHA NO AR.
ESSA FRASE CARACTERIA ESSE LADO SOLIDO E CARACTERIZA TB A SENSIBILIDADE MODERNA, O GRANDE INTERESSE DELE NO MANIFESTO É MOSTRAR QUE MARQUE AJUDOU A COMPREENDER O FUNCIONAMENTO LOGICO DA MONDERIDADE, ELE SUBLINHA COMO NOVO QUE É PRECISO COMPREENDER QUE MARX AJUDOU A COMPREENDER A SENSIBILIDADE MODERNA, ELE DESCREVEU COMO NGM O MODO DE SE SENTIR MODERNO.
PODEMOS VER COMO O FAUSTO DO GOETHE EXEPRESSA AS ANGUSTIAS QUE FUNDEM O HOMEM MODERNO,MAS AQUILO É UMA OBRA DE ARTE. MARX É UM TEXTO TEORIO DOS MECANISMOS DOS DESENVOLVIMENTOS DO CAPITALISMO. BERMAN DIZ QUE MARX É “BEM COMPREENDIDO”, ELE JÁ É LIDO E INTERPRETADO NO SENTIDO DE DECODIFICAR O QUE O MARX DISSE A LOGICA DO FUNCIONAMENTO DO CAPITALISMO. ELE ACRESCENTA A LEITURA DO MARX E INTRODUZ O MARX NO MODERNISMO, O FATO DE QUE ELA É UMA EXPRESSAO DO HOMEM MODERNO.. ELE FAZ ISSO POR MEIO DAS SUAS METAFORAS PARADOXIAIS.
MARX SEGUNDO A LEITRUA DO BERMANN PODE SER COMPREENDIDO DE ACORDO QUE BERMAN SUGERE E UMA DAS COISAS IMPORTANTES DE SE OBSERVAR É QUE MARX NÃO TEVE RIVAL ENTRE OS CAPITALISTAS NOS ELOGIOS QUE ELE FEZ A CLASSE BURGUESA, NGM FOI CAPAZ DE ELOGIAR TANTO A CLASSE BURGUESA COMO ELE PROPRIO MARX FEZ.
TODO A PRIMEIRA PARTE DO MAN COM, EH DEDICADA AO ELOGIO DOS BURGUESES.
BERMAN TAMBEM NOTA ESSA AMBIGUIDADE FINCADA NA ALMA DO PRÓPRIO PERSONAGEM FASTO.
MARSHAL BERMAN PARA DESCREVER A MODERNIDADE: METAMORFOSE (ELE FALA DAS 3 METAMORFOSES, AMBIGUIDADE,PARADOXOS.. SÃO PALAVRAS QUE MELHOR DESCREVE A PRORPIA MODERNIDADE)
O DESEJO DE DESENVOVLIMENTO É SAUDADE DE UM PSSADO NOSTALOGICO, UMA NATUREZA PERDIDA. ESSA AMBIGUIDADE MARCA A ANGUSTIA DO HOMEM MODERNO, QNDO ELE FOI MOSTRAR O FAUSTO DO GOETHE FOI MOSTRAR UM HOMEM DESEJEDO DO ALTO DESENVOLVIMENTO E QUE SE VE OBRIGADO PARA QUE ELE CONSIGA DESENVOLVER UM MUNDO INTEIRO. DEPOIS QUE ELE FAZ TODO O PERCURSO INTERIOR DE EXPREIMENTAR AS PAIXOES HUMANAS, ELE SE VE DE NOVO ENTEDIADO E ASSIM ELE SE ENTREGA AO PROJETO DE SE FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO.. ELE OBRIGA O MUNDO INTEIRO A SE DESENVOLER. O MUNDO EM QUE HABITAVA ERA UM MUNDO NO QUAL ELE SE SENTIA ISOLADO, ENTAO ELE OBRIGA O DESENVOLVIMENTO DA MODERNIDADE.
ESSA PROPRIEDADE QUE FAUSTO QUER TER PRA ELE É QUE ELE QUER ELIMINAR ESSE RESTO DO PASSADO DENTRO DESSE MUNDO QUE ELE CONSTRUIU, PORTANDO, É NESSE PROJETO DE ELIMINAÇÃO DO PASSADO QUE A OBRA DO FAUSTO SE CONCLUI E QUE ELE VAI SE VER CULPADO.
BERMAN ESTA CERTO DE QUE A MOERNIDADE MANTEM A SUA LOGICA DE QUE OS RESIDUOS DO PSSADO PRECISAM SER ELIMINADOS.
O DESEJO DE ALTO DESENVOLVIMENTO ELE FORÇA O DESENVOLVIMENTO DO MUNDO INTEIRO QUE ESSA IDEIA ESTA PRESENTE EM TODOS OS CAPITULOS.
FAUSTO É O MAIOR APOLOGISTA DOS BURGUESES ELE TA APONTADO DE NOVO PARA UM TIPO DE AMBIGUIDADE PARADOXAL.
PRINCIPAL FUNDAMENTO DO ELOGIO DO MARX AOS BURGUESES: NUNCA HOUVE CLASSE MAIS REVOLUCIONARIA (PQ ELES PRODUZIRAM NOS SEC 19 QUASE INVEJA A TODA A HIST DA HUMANIDADE), ELE DIZ OQ OS BURGUESES FORAM CAPAZES FOI DE REVELAR A FACE PRODUTIVA DA HUMANIDADE.
A REVOLUCAO PROPOSTA PELO FAUSTO É DE ORGANIZACAO DO MERCADO DE TRABALHO, QUE É CAPAZ DE MULTIPLICAR A CAPACIDADE DA FORÇA DE TRABALHO, A CAPACIDADE DE EXPLORACAO ORGANIZADA.. É ISSO QUE BERMAN CITANDO O MAX FALA DA FACE PRODUTIVA DA HUMANIDADE.
OS BURGUESES COMO FAUSTO ELES FORCARAM O MUNDO INTEIRO A SE DESENVOLVER, AGORA SOB O MESMO PRETEXTO JÁ COLOCADO NA OBRA DO FAUSTO DE QUE O RESULTADO DESSE DESENVOLVIMENTO FOSSSE SER GOZADO POR TODOS.
O FUNDAMENTO DO ELOGIO DO MARX PARA A BURGUESIA É A SUA CAPACIDADE PRODUTIVA E CRIATIVA.
ONDE NO MANIFESTO INICIA ISSO. É AO FATO DE QUE ELA VAI UTILIZAR ESSA CAPACIDADE CRIADORA COM A FINALIDADE DO ACUMULO DO CAPITAL E DA MANUTENCAO DO PODER, QUE DAI MARX COMECA A FALAR QUE A BURGUESIA SE FUNDA POR UM FALSO ARGUMENTO QUE É REVOLUCIONARIO, PORQUE ELA TIROU DO PODER UMA CLASSE QUE ESTAVA LA POR DIREITO HEREDITARIO E POIS EM SEU LUGAR A IDEIA DE QUE O PROPRIO HOMEM CONQUISTA O LUGAR EM QUE MERECE NA SOCIEDADE, ENTAO ELA ESTAURA A IDEIA LIBERTARIA E REVOLUCIONARIA DA LIVRE COMPETICAO. O QUE TE MANTEM NO PODER N ERA O DIREITO HEREDITARIO MAS O QUE SE INSTITUI COMO NOVO VALOR ERA CAPAZ DE REVOLUCIONAR OS MEIOS DE PRODUCAO E VALORES MILENARES QUE A BURGUESIA ROMPE COM ELE PARA SE POR NO MODER PARA A LIVRE COMPETICAO E DO MERITO.
MARX DIZ QUE OCORRE QUE O QUE FARA A BURGUESIA MANTERA OS PRIVILEGIOS ANGARIANDO PARA SI OS RESULTADOS DOS LUCROS OBVITIDOS E SE TORNAR UMA NOVA ARISTOCRACIA SOBRE ESSE FALSO ARGUMENTO PARA SE MANTER NO PODER.
EU EXPLORO A ATIVIDADE HUMANA E CONCENTO ESSES LUCROS E O QUE EU PAGO NÃO É SUFICIENTE QUE O PROLETARIADO DESENVOLVA POR SI MESMO OS SEUS MEIOS (ISSO QUE FUNDAMENTA QUE O MARX AFIRMA QUE SE A CLASSE TRBAALHADORA DEVERIA TOMAR DE VOLTA PRA SI A SUA FORMA DE TRABALHO).
COM A DESTRUIBUICAO DOS LUCROS AS PESSOAS TERIAM CADA UMA AS MESMAS CONDICOES. (CRITICA FUNDAMENTAL Q ELE FAZ)
BERMANN ENTRAR EM UMA ANALISE MAIS PROFUNDA DAQUILO QUE É A COMPREENSAO DA SENSIBILIDAD MODERNA. ELE FALA: DE ONDE VEM A NOSSA METAMORFOSE INSESSANTE DOS VALORES
R: PARA VC PRODUZIR AS PESSOAS PRECISAM CONSUMIR E PARA VC NUTRIR ESSE MECANISMO DE PRODUCAO E CONSUMO VC TEM QUE SUBSTITUIR OQ VC CONSUMIU POR OUTRA COISA. A BURGUESIA INVESTE NOS MEIOS DE PRODUCAO E TECNOLOGIAS E PRODUZIR SEMPRE UM OBJETO NOVO QUE NÃO EXISTIA ANTESS. DE MODO QUE OS SEUS PRODUTOS ANTES DELES FICAREM VELHOS ELES FICAM OBSOLETOS.
ESSE CONSTANTE REVOLUCIONAR DOS MEIOS DE PRODUCAO FAZ COM QUE OS VALORES REVOLUCIONARIOS ENTREM NO MESMO CICLO. ( EX DA PROFESSORA DISQUETE, ENCARTE DO LP DA MUSICA QUE VINHA, FITA CASSETE) REVOLUCIONARIOS DOS MEIOS DE PRODUCAO É TROCAR A TECNOLOGIA, ELE MOSTRA QUE OS VALORES ESTAO EM CONSTANTE REVOLUCAO QUE ISSO PROVOCA UM SENTIMENTO DE INSTABILIDADE EMOCIONAL, VC ESTA SEMPRE DIANTE DE UMA FRAGILIDADE DO TEMPO.
“O CONSTANTE REVOLUCIONR DA VER, A ININTERUPTA PERTURBACOA DE TODAS AS RELACOES SOCIAIS” VC NUNCA VAI TER CERTEZA SE A SUA PROFISSAO ESTA ASSEGURADA, ENTAO SIGNIFICA QUE DENTRO DA CLASSE TRABALHADORA NUNCA ESTA NADA GARANTIDO.
“ TODAS AS RELCOES FIXAS E MOBILIZADAS COM A SUA IDEIAS DE AURAS SÃO DESCARTADAS” OU SEJA AQUILO QUE AGORA É NOVO, AMANHA JÁ SE TORNA ALGO OBSELTO RAPIDAMENTE (EX ORKUT), NENHUMA COISA PERMANECE COM A SUA AURA VENERAVEL.
“ TUDO QUE É SOLIDO SE DESMANCHA NO AR” OU SEJA CADA REVOLUCAO QUE SE CRIA, MAL ELA SE ESTABILIZA ELA JÁ SE DESMANCHA. “TUDO QUE EH SAGRADO É PROFANADO” O QUE EH COMPREENDIDO COMO VULNEAVEL É CONSIDERADA BANAL. NO PROX TEXTO OBRIGA O HOMEM A ENFRENTAR A SUA PROPRIA NATUREZA.
1. VISAO DILUIDORA = ESSES NOVOS VALORES ESTAO SEMPRE EM REVOLUCAO QUE PRODUZ NOVOS VALORES, EU CONTINUO A MUDAR OS MEIOS DE PRODUCAO E ESSES VALORES SÃO SUBSTITUIDOS (EU INVENTO O TELEFONE E COM ELE CRIO UM NOVO TIPO DE COMUNICACAO, CARRO, AVIAO). ESSA É A LOGICA QUE MANTEM O RITMO DA PRODUCAO. PARA CONSTRUIR É NECESSARIO DESTRUIR. MARX FALA EM RELACAO A ESSE ITEM QUE QUANDO ALGUEM FALA OU SE ESPANTA COM O FATO DE QUE COM O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A MODERNIDADE VAI SE DESTRUINDO TUDO, ISSO NÃO É ESPANTOSO, ESPANTOSO É QUANDO SOBRA ALGO DO PASSADO. (2- AUTODESTRUIÇAO INOVADORA)
3 – NUDEZ – O HOMEM ACOMODADO – ELE FALA QUE O QUE A MODERNIDADE FAZ CONOSCO É NOS DESNUDAR DE TODAS AS NOSSAS AUREOLAS, ELE CITA ESSE MOMENTO DO REI LEAR DE QUE ISTO AQUI É HOMEM, É COMO SE O HOMEM DESACOMODADO É COMO SE A MODERNIDADE FOSSE A TEMPESTADE E QUE NOS ESTAMOS DIANTE DELA SEM PROTECAO.
4 – A MATAMORFOSE DOS VALORES = NENHUMA PROFISSAO VALE DE UMA AUREA SAGRADA DE METAFICIA, É O VALE ENQUANTO PESA. NÃO É PORQUE VC É MEDICO QUE VAI EXISTIR ESSA AURELA DO SUJEIRO, A FORÇA DE TRABALHO TRANSFORMADA EM MERCADORIA FAZ CO QUE O SER HUMANO EM RELACAO AO TRABALHO NÃO TENHA NENHUM TIPO DE AUREOLA MAS SIM PELA LOGICA DA MERCADORIA, OU SEJA, O PROFISSIONAL MAIS VALORIZADO SERA AQUELE CUJA A FORCA DE TRABALHO EXISTINDO DE MANEIRA ESCASSA E DE FORMA PRODUTIVA VALE MUITO. ENTENDEMOS NESSA LOGICA DO CAPITALISMO QUE A FORMA DE TRABALHO LIGADA A COMERCIALIZACAO ELA VALE MUITO, A FORCA DE TRABALHO QUE VALE MAIS É A FORÇA DE TRABALHO QUE CIRCULA MAIS MERCADORIA QUE ELA É REMUNERADA PELAS MERCADORIAS QUE ELA CIRCULA. A PROFISSSAO NÃO TEM NENHUMA AUREOLA.
PERCEBEMOS QUE O CAMINHO DO TEXTO A MANEIRA COMO O BERMAN VA MONSTRANDO COMO NO MANIFESTO COMUNISTA A COMPREENSAO DO FUNCIONAMENTO DO CAP VEM SEMPRE ACOMPANHADAS DE METAFORAS FORTES DO IMPACTO DA MODERNIDADE NO IMPACTO DA VIDA E SENTIR ESSE MUNDO DAS FORCAS DE PRODUÇAO.
...