Música (elementos constitutivos) - conceitos básicos
Abstract: Música (elementos constitutivos) - conceitos básicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tillyjunior • 3/4/2014 • Abstract • 616 Palavras (3 Páginas) • 1.258 Visualizações
Módulo 1.
1 - Música ( elementos constitutivos ) - conceitos básicos.
Música é a arte de combinar sons de alturas diferentes, sendo os sons definidos e indefinidos, contendo certa ordem ou lógica, tendo por fim evocar sentimentos ou traduzir emoções. Os sons definidos são os de instrumentos de corda, sopro e canto, exemplos: violino, violoncelo, flauta, piano etc. e voz. Os sons indefinidos são os dos instrumentos de percussão, exemplos: bateria, triângulo, pandeiro e etc.
A música se divide em 3 partes ou elementos constitutivos, são eles: melodia, harmonia e ritmo.
Melodia consiste na sucessão dos sons formando o sentido musical ou definindo a música. São exemplos de instrumentos melódicos: flauta, saxofone, clarineta etc.
Harmonia é a combinação dos sons simultâneos, isto é, dos sons ouvidos ao mesmo tempo. São exemplos de instrumentos harmônicos: harpa, violão, piano, etc.
O violão e o piano podem também executar uma melodia, sendo considerados além de harmônicos, instrumentos melódicos.
Ritmo é o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor duração. O ritmo proporciona ordem dos sons dentro do tempo. São exemplos de instrumentos rítmicos: bateria, timbale, afoxé, etc. Exemplos de ritmos: jazz, samba, bossa nova etc.
2 - Notação musical é a escrita da música, ou seja, o conjunto de sinais, símbolos, desenhos, abreviações e etc. que se escreve numa partitura.
Os sinais que representam o som musical denominam-se notas. Para representá-los, usam-se os nomes dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.
Pauta ou pentagrama é o conjunto de cinco linhas, paralelas, horizontais e eqüidistantes onde escrevemos as notas. A pauta não é suficiente para conter todos os sons musicais, pois eles se repetem tornando-os mais agudo numa série ascendente por exemplo. Para escrevermos sons mais agudos ou mais graves usamos linhas acima e abaixo da pauta chamadas de suplementares, auxiliares ou complementares. Somente para efeito de localização das notas, a pauta e as linhas suplementares são numeradas ou contadas da seguinte forma:
Posição correta das notas nas linhas e espaços suplementares.
Claves são sinais colocados no início da pauta que serve para dar nome as notas e determinar sua altura na escala musical, isto é, se a nota grave, média ou aguda. São sete o total de claves, porém, apenas três tipos, são elas: clave de “sol”, “fá” e “dó”. A clave de fá dá seu nome às notas escritas nas 3° ou 4° linhas da pauta. A clave de dó empresta seu nome às notas escritas nas 1°, 2°, 3° ou 4° linhas da pauta. A clave de sol dá seu nome à nota escrita na 2° linha da pauta. Também é costume dizer que a clave de fá é escrita nas 3° e 4° linhas, a de dó é escrita nas 1°, 2°, 3° e 4° linhas e a clave de sol é escrita exclusivamente na 2° linha.
Já existiu também claves de fá, dó e sol escrita em outras linhas, como a de sol na 1° linha. A clave de sol na 1°
...