Princípios e elementos de conceitos que definem o repositório
Seminário: Princípios e elementos de conceitos que definem o repositório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagodf31 • 6/11/2014 • Seminário • 535 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Os conceitos princípios e elementos que norteiam a armazenagem
Nossa empresa escolhida foi o Centro de distribuição das Casas Bahia, Gerenciada pelo Sr. Julio Cezar, localizada na QI 20 lotes 02/26 Taguatinga Norte, atua na armazenagem e na distribuição de moveis, eletro, informática e celulares, conta com uma área de 9000m, com uma equipe de 180 colaboradores responsáveis pelo armazenamento e a distribuição das mercadorias. Possui uma frota de 55 caminhões para efetuar as entregas em Brasília e entorno alem de abastecer suas lojas, o seu objetivo é atender todas as classes sociais.
Tem como missão realizar o sonho de seus fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negocio, no respeito e na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
Seus valores são humildade, disciplina, equilíbrio emocional, garra e determinação e eficiência.
Focaremos na linha branca, um dos produtos mais distribuídos pelo centro de distribuição. A grande maioria dos custos de armazenagem como o aluguel, mão de obra, depreciação de instalações e equipamentos de movimentação são fixos e indiretos. Essas duas características dificultam respectivamente o gerenciamento da operação e a alocação de custos. A elevada parcela de custos fixos na atividade de armazenagem faz com que os custos sejam proporcionais à capacidade instalada.
Desta maneira, pouco importa se o armazém está quase vazio ou se está movimentando menos produtos do que o planejado. Ainda assim, a maio parte dos custos de armazenagem continuarão ocorrendo, pois, na sua grande maioria, estão associados ao espaço físico, aos equipamentos de movimentação, ao pessoal, e aos investimentos em tecnologia.
Para tornar a situação ainda mais complexa, é importante lembrar que a demanda pela atividade de armazenagem não é constante, nem ao longo dos meses, nem ao longo dos dias do mês ou da semana. Um exemplo claro disso é a concentração da expedição nos últimos dias do mês. Isto tende a levar ao super dimensionamento da capacidade para atender os dias de pico, ou, ao contrário, faz com que o armazém opere acima da sua capacidade, prejudicando o nível de serviço – através de falhas, avarias, e atrasos.
Assim, medidas que venham amortecer essas variações na demanda, serão sempre positivas do ponto de vista da expedição. Principalmente quando as razões para os picos de demanda são induzidas por políticas internas como, por exemplo, cotas mensais de vendas, prazo para faturamento, falta de uma política de ressuprimento contínuo com os clientes.
O mercado logístico, responsável pelo planejamento, organização, transporte e distribuição de bens e serviços enfrenta diversos desafios para atender às necessidades das indústrias, empresas de transporte, operadoras logísticas e de varejo de forma satisfatória. Um deles diz respeito à armazenagem dos materiais, que tem grande importância na obtenção do lucro.
Para obter sucesso na área de tecnológica é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos também é preciso integrar prédio ou armazém, estrutura e equipamentos de movimentação, para que o sistema de armazenagem comporte adequadamente os produtos a serem
...