O Movimento Artístico Pop Art
Por: Alessandra Coelho • 18/12/2017 • Seminário • 591 Palavras (3 Páginas) • 577 Visualizações
Mylena da Cruz Figueira 201635516-4
Pop Art
Pop Art ou Arte Popular é um movimento artístico que surge na década de 50 no Reino Unido através do grupo “Independent Group” que utilizando os meios de produção gráfica da época criavam arte para atingir a grande população, mas teve seu age em 1960 nos Estados Unidos. O nome do movimento é dado pelo crítico inglês Lawrence Alloway que se referiu a tudo que era produzido pela cultura em massa no ocidente.
A Pop Art, além de crítica à sociedade, foi uma reação artística ao expressionismo abstrato. Os artistas deste movimento utilizavam a publicidade, histórias em quadrinhos, latas de refrigerante, fotografia, colagens, diversas iconografias para criarem seus trabalhos e suas críticas.
O Independent Group se dissolve em 1956 e faz uma última exposição na Whitechapel Gallery, em Londres, nesta é apresentado um painel feito com colagens intitulado “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, este sendo uma das mais famosas obras relacionadas ao estilo artístico.[pic 1][pic 2]
Uma das reviravoltas do movimento foi que ao criticar os objetos de consumo ele necessitava dos mesmos para realizar suas críticas, sendo assim, o consumo de certos produtos aumentava como ocorreu com as Sopas Campbell, parte da obra de Andy Warhol.
No Brasil a Art Pop se desenvolveu um pouco diferente, pois na década de 60 se vivia o regime militar no país, sendo assim, a arte foi utilizada como elemento de críticas irônicas política e sociais.
Roy Lichtenstein
Roy Lichtenstein (1923-1997) foi um dos pintores americanos mais conhecidos da Pop Art. Utilizava as histórias em quadrinhos como inspirações para sua arte. Fazia grandes telas onde a pintura se integrava com texto, como nos quadrinhos. A técnica mais utilizada por Lichtenstein foram os pontos de Ben Day, que consistiam em combinar dois ou mais pontos diferentes e do mesmo tamanho para criar uma nova cor, utilizava bastante as cores vermelha, amarela, azul e o contorno bem marcado de preto, assim realçando mais seus desenhos.
Sua primeira obra Pop foi uma litografia de uma nota de dez dólares: [pic 3][pic 4]
Fez sua primeira exposição individual na Carlebach Gallery e também expôs no Cleveland Museum of Art, em 1966, no Passadena Art Museum, em 1967, na Leo Castelli Gallery, em Nova Iorque, com a qual firma contrato. Em 1979, foi eleito membro da Academia Americana e Instituto das Artes e Letras.[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
James Rosenquist
Nascido a 29 de novembro de 1933 no Dakota do Norte, James Rosenquist mudou-se na década de 1950 para Nova Iorque. Pintava diversos painéis de publicidade, o que foi de grande influência para suas obras e para o movimento Pop Art.
Utilizou de diversos meios para realizar suas obras, pintura, serigrafia, vídeos que estão expostas em diversos museus ao redor do mundo.
Realizou a criação de diversos painéis dentre eles o F-111 famoso por seu tamanho representava um bombardeiro da guerra do Vietnam.[pic 9]
Uma de susas obras principais é “Time Dust", de 1992, um dos maiores murais já feitos no mundo, com 2 metros de altura e 10 metros de comprimento.[pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14]
...