O QUE PLATÃO DIRIA NOS DIAS DE HOJE
Exames: O QUE PLATÃO DIRIA NOS DIAS DE HOJE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintiagibim • 24/9/2013 • 385 Palavras (2 Páginas) • 595 Visualizações
Na Antiguidade, fatos diversos deixavam filósofos admirados. E se nos dias de hoje Platão pudesse fazer uma análise crítica, das esculturas da Francesa Soasig Chamaillard, que misturam elementos pop com imagens religiosas o que diria?
Platão foi discípulo de Sócrates, pai da racionalidade e criador do mundo das idéias.
Para Platão a educação seria o ponto de partida e principal instrumento de seleção e avaliação das aptidões de cada um. Vale lembrar que a filosofia nasce como uma proposta de educação.
Para Platão, a sociedade ideal deveria ser governada pelos filósofos, porque somente o homem sábio teria a inteira idéia do Bem, do Belo e da Justiça.
Platão estaria provavelmente apavorado e sabendo qual seria o fim, impressionado com a poluição de idéias e imposições que nos bombardeiam e que hoje absorvemos. Sendo suas idéias e filosofias modernas e atuais. Platão poderia facilmente analisar, que o poder de um governo estando nas mãos de pessoas que para ele nada mais é, que cópias imperfeitas e além, disso atribuindo o fato de serem enganosas, resulta nada mais que toda uma sociedade enganosa, que desperdiça o tempo precioso com inutilidades, sendo assim, essas esculturas seria exatamente a cópia da cópia, ou seja, um nada.
Segundo a escultora Soasing, a intenção não foi de chocar os crentes, mas de toca aqueles que virem sua arte.
Platão por sua vez não se calaria e diria que tudo o que existe no mundo real, em nosso mundo, não passa de uma projeção materializada do mundo das idéias que está bem além da nossa percepção sensitiva. Facilmente perguntaria à escultora, se conhece a si mesma? Se sabe o tamanho de sua capacidade de pensar ou também, em que caverna você está? Se recusando a sair.
E finalizaria dizendo, você fez a cópia da cópia, essas são sombras que disfarçam a realidade, saia da ilusão e veja a verdade e que todas as suas esculturas caminham no sentido contrário a de que a educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral e intelectual, e mais, quando cada classe social desempenha as funções que lhes são próprias da melhor forma e fazem aquilo que por natureza e por lei são convocadas a fazer, então se realiza a justiça perfeita. Suas esculturas por ser cópia de uma cópia, se colocam abaixo de tudo isso que foi escrito.
...