O ator e a super marionete
Por: Isabonatto • 1/7/2022 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 175 Visualizações
O ator e a supermarionete (versão integral)
Aluna: Isabelle de Gois Bonatto
O Über-marionette de Edward Gordon Craig inicia com a morte do ator, identificado um empecilho para o desenvolvimento do teatro, com uma crítica sobre o trabalho do ator e sobre a prática teatral, em seguida utiliza a linguagem do teatro de bonecos com uma proposta de redimensionamento das práticas e estéticas teatrais, com o surgimento da figura do encenador teatral.
Com a leitura desse texto consegui refletir e buscar em minha memória exemplos em que se encaixe determinadas situações. Ao dizer que: “a mente do ator é menos potente que sua emoção, pois a emoção é capaz de subjulgar a mente para ajudá-la na destruição daquilo que a mente produziria”. Concordo completamente, já cometi esse erro e já observei outras pessoas cometendo, pois quando “fixamos” e tentamos executar um tipo de emoção ou sentimento, faz com que nossa mente não consiga se libertar e trouxer algo criativo através da imaginação, perdendo toda a essência do trabalho do ator. E no texto também diz a respeito da figura inanimada, a Supermarionete, no qual tem objetivo de entrar no lugar do ator, pois o “boneco” não possui gestos, não se encoberta de elogios e não coloca a protagonista como principio. Que no meu ver são alguns erros cometidos pelos atores, pois no palco todos devem fazer o seu papel e ajudar o seu próximo com o dele, é preciso ter a ação da coletividade, é fundamental para o trabalho do ator.
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