OS ESTUDOS DISCIPLINARES VII
Por: NegaDarcy • 11/3/2021 • Trabalho acadêmico • 579 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
ESTUDOS DISCIPLINARES VII
TRABALHO EM GRUPO - TG
Maria Darcy - RA
POLO XXXXX
2020
A palavra patrimônio é originária do latim patrimonium, cujo significado é de herança familiar ou do pater (pai), o "patriarca”. Assim, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é herdado pela figura do pai e deixado para os filhos. Com o passar do tempo, a palavra patrimônio ganhou outros significados, como um conjunto de bens materiais relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade.
As noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras formas, que interferiram diretamente sobre o que podemos denominar patrimônio. A intenção de tornar o patrimônio apenas parte de um passado, mudou, cresceu e ganhou um campo cada vez maior de possibilidades.
Festividades, músicas, tradições orais, costumes, dança, rituais, alimentos, técnicas e saberes correspondem a manifestações da vida cultural que conferem identidade e coesão social às comunidades. Sendo assim, não apenas o que está relacionado ao passado pode ser entendidos como parte do patrimônio cultural.
Os conhecimentos tradicionais associados ao patrimônio genético estão relacionados à natureza, aos seres vivos e ao meio ambiente, e fazem parte da prática cotidiana de povos e comunidades. Este conhecimento integra o patrimônio cultural brasileiro e pertence aos povos indígenas e comunidades tradicionais, grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tal. Tais grupos possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição.
O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
O Brasil é considerado pela Unesco um país precursor na instituição de mecanismos legais de proteção desta categoria de patrimônio.
Podemos citar alguns exemplos de patrimônios imateriais brasileiros: o processo de produção de panelas de barro de Goiabeiras em Vitória, Espírito Santo e a pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi do Amapá, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Círio de Nossa Senhora de Nazaré e Oficio das Baianas do Acarajé.
O Samba-enredo, gênero musical tipicamente carioca, é um patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro. O samba é uma manifestação cultural importante da cidade e está completamente vinculada à história do Rio de Janeiro. Esse reconhecimento se fez em 2016, ano em que o samba completou cem anos.
As ações de preservação deste patrimônio de natureza imaterial têm um caráter diferenciado
...