Os Anos Rebeldes
Por: Per Christian Zäll • 13/6/2016 • Ensaio • 829 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
Bernardo - Confessou tudo, Heloísa.
Heloísa- Tudo, o quê?
Bernardo - Amante dele, Heloísa. Apaixonada. Olhando no meu olho teve a cara de pau de usar essa palavra: apaixonada. Tive a impressão que ela nem ligou pro fato de tá ali diante de um filho. Quer dizer, chorou, tava com vergonha, claro. Mas parecia que nada pra ela tinha importância do que tirar aquele sacana da cadeia. Você acredita que ela teve a coragem... na minha cara. Falou que tava com um dilema muito grande, porque esse advogado não tem condição de soltar. Tão procurando algum conhecimento, diz que eles não tem nada de realmente grave contra ele que... tenho vergonha só de lembrar.
Heloísa- Vergonha de lembrar, o quê?
Bernardo- Te juro que ela falou, que quem tinha conhecimento de soltar o cara era o nosso pai.(RISO) Como se libertar esse cafajeste fosse mais importante do que tudo que eu ... Filho! Você pode imaginar como eu tava me sentindo, não pode?
Heloísa- Posso.
Bernardo- Não tô inventando, Heloísa. Apaixonada. Mais de uma vez, chorando, ela usou essa palavra. Falou da maneira mais clara possível que tem um caso com ele sim.
Heloísa- Há mais de um ano.
Bernardo- Você sabia?
Heloísa- Morando nessa casa só não percebeu quem não quis.
Bernardo- Heloísa!
Heloísa- Desde o momento que ela conheceu o Avelar, ela virou outra.
Bernardo- Alguma vez ela tocou no assunto com você?
Heloísa- Não
Bernardo- Como você se sente em relação a isso tudo?
Heloísa- Morro de pena dela.
Bernardo- Pena?!
Heloísa- Muita! Por que é covarde, coitada. Mas eu entendo. Eu também fui. Só que eu tô tentando deixar de ser.
Bernardo- Eu não tô entendendo uma palavra do que você ta falando. Covarde por quê?
Heloísa- Porque não tem coragem pra largar o papai. de Enfrentar as dificuldades de uma vida mais verdadeira, ao lado de um homem que não vive mentindo pra ela. Mas eu entendo.Eu também quando quis sair de casa, e não tive apoio, acabei me casando com a Olivia por medo de ...
É difícil viu, Bernardo. nós sempre fomos muito protegidos, mas a vida aí fora, pra quem não tem grana, num país como esse, sem perspectivas.Para, para um segundo e tenta se pôr no lugar dela?! Trocar conforto, segurança ... você tem idéia de quanto é que um salário de professor, Bernardo? Mesmo assim tão competente quanto o Avelar? Que condições a mamãe tem de ganhar a própria vida, há uma altura dessas?
Bernardo- Heloísa! Você ta falando como se ... o adultério! O fato dela ter um amante não te choca?
Heloísa- Me choca.. me choca muito ela ter esperado tanto. Vinte anos de comédia e ele sempre com outras mulheres
Bernardo - Homem é outra coisa, Heloísa!
Heloísa- Outra coisa, como?!
Bernardo- Pro homem não tem essa importância que você tá pensando! Uma puladinha de cerca.
Heloísa- Ah, mas você não pode ser tão burro assim, Bernardo! Olha ele tudo bem, eu já até perdi as esperanças? Agora você? o que passa dentro de um homem, ou de uma mulher, os sentimentos, as necessidades ...me diz onde é que tá a diferença!?
...