Os Filtros de Instagram
Por: bia3453 • 13/4/2021 • Dissertação • 432 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Desde o seu surgimento, os veículos de comunicação oprimem e controlam o corpo e a aparência tanto das mulheres quanto dos homens, criando padrões de beleza totalmente inalcançáveis e escravizando-os desde o início de suas vidas. Criado no ano de 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo americano Kein Systrom, a rede social mundialmente conhecida como Instagram se popularizou rapidamente. Inicialmente, os seus filtros eram usados de forma divertida e apenas para “se fantasiar”, mas com o passar dos anos os reflexos de seu uso nas redes acabaram por modificando a autoimagem dos jovens brasileiros.
2-
Com a praticamente extinção da mídia impressa, a sociedade se voltou para as redes sociais e com isso, dificilmente se consume um conteúdo que esteja fora de um aplicativo.Um exemplo disso é o Instagram, classificado como o quarto aplicativo mais baixado e usado no mundo e também como o mais imagético de todos eles. Constantemente seleciona-se com cuidado o que postar e se objetiva compartilhar com os seguidores, o filtro que passa no feed é delicado e preciso e assim como os padrões de beleza impostos pelas revistas há uma década atrás, inalcançáveis. Por mais inofensivos que seus filtros possam parecer, eles transformaram a forma que se enxerga a si próprio, e, atualmente o ato de publicar uma foto sem nenhum filtro ou edição, se tornou um ato de coragem e quase um posicionamento político.
3-A fixação por uma aparência computadorizada e irreal pode representar riscos físicos e psicológicos às gerações que são nativas da Internet. Cada vez mais a depressão e a baixa autoestima acometem pessoas cada vez mais novas, e a insatisfação com a própria imagem se tornou quase uma característica dos novos adolescentes. A Geração Z se mostrou ser a que menos sai de casa e com a menor taxa de socialização. Dados confirmam que cada vez mais adolescentes possuem sua autoimagem modificada de uma forma negativa ocasionando sensações extremas de desconforto ao apresentar sua imagem real ao mundo, uma vez que, as pessoas exibidas em suas redes sociais são completamente tratadas, editadas e distantes da realidade.
4- Dessa forma, a cautela com as emoções e o incentivo à reflexão sobre a utilização dos filtros do Instagram na atualidade podem auxiliar na resolução desse problema.
Contudo, é necessário que o Sistema Único de Saúde (SUS) eleve seus investimentos no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para que essa organização consiga abranger a maior parte da população juvenil sem a ausência de recursos, objetivando o acompanhamento com profissionais especializados a fim de prevenir desordens mentais decorrentes da busca incessante pela “perfeição” acarretadas pelo uso dos filtros.
...