Os Filtros do Instagram
Por: vcararo05 • 15/2/2022 • Dissertação • 328 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
Filtros no instagram
É de conhecimento geral que, em nossa atual sociedade e geração tecnológica, redes sociais como instagram e snapchat entre outras estão destacadas entre os jovens, as quais possuem ferramentas de diversas modalidades, tais como filtros para fotos, editores, ferramentas para propaganda, etc. Porém, médicos, pesquisadores e especialistas em cultura digital vêm levantando discussão há anos sobre os malefícios que filtros do Instagram podem gerar nas pessoas, principalmente em adolescentes.
Geralmente, os filtros existentes dentro desses programas tem como modalidade fazer uma “mágica” nos corpos e rostos do indivíduo, levando-o a crer que ele tem a necessidade de ter uma aparência idêntica a da foto, tendo como resultado a baixa autoestima, depressão e ansiedade. O instagram pode ser, sim, prejudicial à saúde mental e para quem já possui problemas com o próprio corpo. Outro fator a ser discutido, é a respeito à saúde psicológica da mulher e as doenças que podem ser geradas em função dessas ferramentas editoras(filtros). De acordo com Valéria Palazzo, psicóloga e coordenadora do grupo de apoio e tratamento dos distúrbios alimentares e de ansiedade, o aumento de doenças como depressão, etc, podem se agravar devido aos riscos que essas redes apresentam, tanto pelo seu uso inadequado e pelo padrão de corpo da sociedade. Além de distúrbios relacionados à autoestima, a mulher pode desenvolver anorexia em consequência desses filtros que alteram seu corpo de uma maneira desejada.
De acordo com os fatos argumentados apresentados acima, pode-se concluir que os resultados que o instagram e seus filtros vêm apresentando em virtude do uso exagerado desses recursos são preocupantes e precisamos discutir sobre isso se queremos mudá-los, e para isso, temos que ter em mente que é de suma importância a contratação de profissionais psicólogos diariamente em escolas e trabalhos para a orientação dos adolescentes e até mesmo dos adultos e mulheres, para os mesmos aprenderem a lidar e ter controle do uso da tecnologia e a lidar com a autoaceitação.
...