Pitura De Parede
Exames: Pitura De Parede. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 454555566 • 26/3/2014 • 1.525 Palavras (7 Páginas) • 1.040 Visualizações
ARTES______________________________________________________________01
Introdução___________________________________________________________03
Desenvolvimento______________________________________________________04
Conclusão__________________________________________________________10
Bibliografia__________________________________________________________12
Introdução
No final do século XVI surgiram na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo e as características remanescentes do Renascimento. O Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pérola irregular quanto mau gosto) pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação.
Introduzir a História da Arte por meio de comparações entre a produção artística e o pensamento estético de várias partes do mundo. Estudar o desenvolvimento formal nas artes visuais, das cavernas até as tendências digitais, analisando as ideias fundamentais de cada período e movimento. Criticar o euro centrismo da História da Arte e incluir a produção de outros universos culturais e civilizacionais (Oriente África, Américas). Apresentar a evolução da produção artística em países lusófonos relacionando-a com os estilos mundiais e com os contextos nacionais/locais.
A Arte está presente em todas as partes do mundo e até na forma de vivermos. Está nas culturas, nos costumes dos povos inclusive no nosso dia-dia.
Módulo I
1. Olhe ao seu redor. Que tipo de arte você reconhece na sua casa ou em outros ambientes? O que você entendeu por arte?
• A Arte e representada por quadros e pinturas nas ruas e igrejas como símbolos e palavras de expressão.
Arte é uma interpretação da vida (realidade). Vincula-se a fatores religiosos (desenhos egípcios ou esculturas da Grécia e simbólicos evangelistas associados a animais na decoração das igrejas medievais).
2. Quando falamos da maneira como utilizamos cada ferramenta para realizar determinada ação, referimo-nos à técnica. Quais técnicas e matérias o homem pré-histórico usava para fazer sua arte?^
• A pintura era feita em paredes de rochas em geral em cavernas. Utilizou-se do barro das paredes e de pigmentos extraídos de plantas, de animais e de outros meios, como o próprio carvão para fazer as suas tintas.
3. Monte um glossário para identificar a arte na pré-história.
• Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. As fases da Pré-História, cultura e arte pré-histórica, Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), Mesolítico, Neolítico (Idade da Pedra Polida), a vida dos homens das cavernas, nômades e sedentários, origem da agricultura, arte rupestre.
4. Cite e comente com sua palavra três ideias que considerou fundamental na Arte Romana
• A cultura romana recebeu grande influência da grega e etrusca, além dos vários povos que passaram a fazer parte do império romano. Na pintura romana reflete a cena A escultura romana era semelhante a dos gregos. Feita em relevo representava os fatos da história de Roma cenas de batalhas e campanhas que decoravam os arcos de triunfo. O latim, e língua falada pelos romanos, são usados ainda hoje na religião, ciências e nas leis.
Módulo II
5. O Renascimento foi um período de ascensão da burguesia e da valorização do homem, adaptação à nova realidade moderna. Houve necessidade de modificação na pintura. Quais as grades novidades e qual o efeito produzido nessas técnicas?
• A burguesia remonta á Idade Media, ao mundo feudal, pertencendo na origem ao povo ou Até ao aparecimento da teoria marxista, a burguesia considerada como o conjunto de cidadãos da classe média das cidades. Devido a o crescente dos meios de produção e ao facto de se constituir como entidade empregadora de trabalhadores, a burguesia aparece no epicentro das lutas sociais, dos choques de interesses na sociedade.
6. Escrevam em colunas, características do renascimento do barroco.
• O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.
A arte da contrarreforma - Se produziu tamanha quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais.
Conflito entre corpo e alma - O Renascimento definiu-se pela valorização do profano, pondo em voga o gosto pelas satisfações mundanas. Os intelectuais barrocos, no entanto, não alcançam tranquilidade agindo de acordo com essa filosofia.
O tema da passagem do tempo - O homem barroco assume consciência integral no que se refere à fugacidade da vida humana.
Forma tumultuosa - O estilo barroco apresenta forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã.
Cultismo e conceptismo:
Cultismo caracteriza-se pelo uso de linguagem rebuscada, culta, extravagante, repleta de jogos de palavras e do emprego abusivo de figuras de estilo, como a metáfora e a hipérbole.
Conceptismo, que ocorre principalmente na prosa, é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, nacionalista, que utiliza uma retórica aprimorada.
Metáfora: é uma comparação implícita. Tem-se como exemplo o trecho a seguir, escrito por Gregório de Matos.
Antítese: reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo.
Paradoxo: corresponde à união de duas ideias contrárias num só pensamento. Opõe-se ao racionalismo da arte renascentista
Hipérbole: traduz ideia de grandiosidade, pompa.
Prosopopeia: personificação de seres
...