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Realismo

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Por:   •  27/4/2013  •  4.820 Palavras (20 Páginas)  •  837 Visualizações

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Projecção de uma possível interpretação da personagem Lopakin da obra “O Cerejal” de Tchekov

Índice

Introdução pp. 3/4

Sinopse da obra “O Cerejal” de Anton Tchekov p. 5

Contextualização da “O Cerejal” de Anton Tchekov pp.5/6

As três caixas de Strehler pp.7/8

Análise de Lopakin pp. 9/13

Lopakin – Criação Personagem pp. 14/15

Bibliografia p.16

Introdução

No âmbito da cadeira Análise Dramatúrgica orientada pela professora Cláudia Marisa efectuei um estudo que tinha como objecto a obra “O Cerejal” – a última peça do escritor russo Anton Tchekov. Esta abordagem consiste em, tendo por base uma das caixas de Strehler, criar uma possível interpretação para Lopakin, isto é, desenvolver o exercício da construção da personagem tendo sempre em conta o enredo da peça.

Num primeiro momento apresento uma breve síntese de “O Cerejal” uma peça que se articula em torno das relações entre os antigos proprietários de um cerejal (Gaiev e Liubov) que, crivados de dívidas vêem-se obrigados a vendê-lo a Lopakin, o rico negociante. Já num segundo momento realizo uma sumária contextualização na qual menciono que "O Cerejal" retrata toda a conjuntura social e económica da Rússia nas últimas décadas do século XIX, isto é, abrange todo o período que vai de 1861 a 1905 e descreve a vida na Rússia antes do Czarismo entrar em colapso. Nesta contextualização faço ainda referência a Edward Braun, um crítico que refere que, um terço das propriedades e dois terços dos servos pertencentes a proprietários rurais haviam sido hipotecadas ao Estado ou a bancos privados. Este crítico menciona ainda que Tchekov esteve numa posição que lhe permitiu observar de perto a incapacidade e a incompetência dos proprietários rurais durante os seis anos em que teve uma propriedade. Nesse período, também ele testemunhou o declínio gradual da propriedade Babkino, pertencente aos seus antigos amigos Alexei e Maria Kiselev. Terá sido na história desta família e da situação social e política que se avizinhava e que Tchekov, graças à sua visão/observação atenta prevê, que “O Cerejal” se baseia.

Num terceiro momento analiso “O Cerejal” segundo as três caixas de Strehler. A primeira caixa é a da fábula, nesta menciono que a peça de Tchekov apresenta uma história verdadeira, uma narrativa que conta a história da família de Gaiev e Liubov e de outros personagens, uma peça em que a morte é omnipresente, todavia não há nada de negativo ou de desagradável nessa presença, uma vez que a consciência da morte é compensada pelo desejo de viver e, onde há um mundo velho que precisa de ser derrubado para abrir caminho aos novos tempos. A segunda que, consiste na caixa da História, refiro que a História não é só “vestiário” ou “objecto”, é o próprio objectivo da narração, nesta caixa cito ainda que a peça “O Cerejal”, através das suas personagens, ilustra a aristocracia decadente que está a morrer de apatia e de demissão face à nova classe capitalista que ascende e se apropria dos bens, a muito jovem e imprecisa revolução que se adivinha. Por último, refiro que poucos proprietários rurais tinham alguma noção de agricultura ou contabilidade, e que muitos passavam longos períodos distantes das suas propriedades, deixando os seus negócios nas mãos de gerentes corruptos ou incompetentes; uma realidade que está patente na obra "O Cerejal", uma vez que a administração da propriedade é dividida entre Bárbara, a filha adoptiva de 24 anos, uma jovem sem experiência e Efikodov o guarda-livros. A terceira, e última caixa é a caixa da vida, esta constitui a grande caixa da aventura humana, do homem que nasce, cresce, vive, ama, não ama, perde, compreende, não compreende, passa, morre. Nesta caixa refiro que cada personagem tem a sua própria existência, nenhum se parece com outro, há aqueles que acreditam nas transformações sociais e os que vivem presos a um passado que está a desaparecer. Nesta faço menção ao facto do autor nos apresentar, não um estudo sociológico, mas impressões da aristocracia decadente, da burguesia emergente e dos camponeses que começavam a tomar consciência da sua situação.

O quarto momento encerra a análise de Lopakin em termos de características, relações que estabelece, figurinos/adereços. Aqui faço uma breve referência aos contratempos que Tchekov teve com a interpretação da personagem, às suas preocupações em dar-lhe um lado mais humano, sentimental e, à forma como Tchekov recusa retrata as suas personagens, forma maniqueísta, como bons ou maus; nos seus textos para teatro, o modo como cada personagem é retratada é dada a partir da sua relação com os demais, portanto, são essas áreas de penumbra que me cabe analisar.

Por fim, o quinto momento corresponde à análise de Lopakin, a personagem que escolhi para a concepção deste trabalho. Procurei analisar este burguês capitalista não pelo lado da História, aquela que o caracteriza como o burguês capitalista em ascensão, o rude plutocrata devoto apenas dos valores do dinheiro, mas sim pelo lado do homem repleto de sentimentos, desejos, pulsões. Um homem que luta por ser rico e culto de forma a poder estar ao mesmo nível da sua amada – Liuba - e poder, então, revelar os seus sentimentos, um homem cujo tempo é como água num deserto, jamais se deve esbanjar, ou seja, um Lopakin idealizado tendo por base a caixa da vida, a caixa da aventura humana, do homem que nasce, cresce, ama, sofre, desilude-se... Esta construção compreende as características físicas e psicológicas da personagem, os seus comportamentos e o que a move.

Sinopse da obra "O Cerejal" de Anton Tchekov

"O Cerejal" passa-se na propriedade de Liubov Andreievna Ranievsky. O primeiro acto é construído em torno da sua chegada de Paris na companhia da sua filha Anya, da preceptora Carlota e do criado Iasha. Os personagens que estavam em Paris e os que se encontravam na propriedade contam uns aos outros o que ocorreu no

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