Relatório Arq Sustentável
Monografias: Relatório Arq Sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernandavj • 21/3/2015 • 612 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Ao realizar o estudo do artigo, percebemos que o autor inicialmente trás exemplos práticos, costumeiros, onde relata os primórdios do surgimento do planeta e as consequências geradas pela explosão ocorrida há mais de 4 bilhões de anos e também a evolução da espécie humana, juntamente com a sua inter-relação. E essa evolução trouxe mudanças drásticas no meio ambiente, ocasionando grandes estragos no meio em que estamos inseridos. E o objetivo do texto é direcionar os atos dos indivíduos que participam do processo imobiliário, possibilitando a conscientização de se proteger e conservar este espaço.
E desde o princípio a espécie humana, vem sobrevivendo e adaptando as transformações naturais ocorridas e buscando meios necessários para se ver abrigados e protegidos, sem causar consideráveis danos ao meio, pois o elo entre espécie e natureza era equilibrado e simples. Utilizavam, neste período, edificações complexas da técnica primitiva e observando os fenômenos naturais como o ciclo do sol, lua e chuvas, com intuito de proporcionar um maior conforto ambiental.
Com o término da ocupação nômade, surgiram as apropriações permanentes do terreno, iniciando as atividades econômicas, como a industrialização e fabricação em grandes escalas, com destruição das florestas para que fosse utilizada a matéria prima nas indústrias, no conforto habitacional e também na agricultura. E é nítida a percepção da relação entre a espécie humana e o meio ambiente, não sendo mais harmônico e sim uma relação complexa, onde há interesses comerciais e financeiros. E com isso foram surgindo várias concentrações de pessoas nas cidades e com ela veio o aprimoramento nas grandes construções e também a insuficiência na saúde, sendo propagadas epidemias que como resultado para a população foi várias mortes.
E no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII, houve grandes influências europeias, principalmente dos portugueses, trazendo mudanças significativas. Já no século XX, a arquitetura moderna, permitiu o aperfeiçoamento de técnicas, métodos e também a utilização de outros materiais construtivos e também a normatização das técnicas utilizadas. E com o chamado desenvolvimento vieram os problemas, como exemplo o crescimento acelerado do automóvel, que agilizou as atividades do homem, mas também é responsável pela emissão de poluentes na atmosfera, comprometendo a qualidade de vida, juntamente com a captação, extração dos recursos naturais e também os resíduos produzidos e lançados na natureza sem um devido controle.
Sobretudo, há estudos que buscam coerentemente a utilização da matéria prima, na construção civil, que possam diminuir o impacto desgastante dos recursos naturais.
Dimensões para averiguar as capacidades de carga e capacidade ambiental
• Ecológica: são limites biológicos do espaço frente às atividades; entendimento dos ecos sistemas e inter-relações; é uma atividade multidisciplinar e interdisciplinar.
• Social e Psicológica: são os níveis de impactos humanos; expectativas das classes envolvidas; é uma apropriação do estudo de percepção interdisciplinar e técnico estatístico.
• Espacial: verificações das condições de infraestrutura urbana (geográficas tecido urbana, sistema viário, edificações,
...