TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Exposição Passagens Por Paris

Pesquisas Acadêmicas: Relatório: Exposição Passagens Por Paris. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO: EXPOSIÇÃO PASSAGENS POR PARIS - MASP

1. INTRODUÇÃO À EXPOSIÇÃO

A visita a esta exposição foi feita no dia 28 de fevereiro de 2014.

O MASP - Museu de Arte de São Paulo - apresentou esta exposição com um conjunto de obras de sua própria coleção intitulada Passagens Por Paris. O título desta mostra foi inspirado em uma citação de Walter Benjamin e seu ensaio “Paris, Capital do século XIX”, onde foram citadas as passagens de Paris, onde se encontravam lojas e galerias comerciais que cortavam a cidade. Essas galerias seriam as antecessoras dos Shopping Centers que temos hoje.

Todas as obras dessa exposição mostram como foi Paris, a capital cultural e artística do final do século XIX e início do século XX, tendo sido produzidas entre 1866 e 1948, cobrindo um período de quase um século, reunindo um total de 51 obras da coleção do próprio MASP. A exposição interagiu com outra mostra no museu (A Arte do Detalhe) que reuniu diversas obras do próprio acervo e que geralmente são pouco vistas pelo público, pois estão sempre sendo requisitadas para exposições no exterior.

Todos os artistas incluídos viveram em Paris ou passaram por ela, produziram ou se inspiraram com a cidade luz.

2. ARTISTAS E OBRAS

A obra com a datação mais remota da exposição é de Pierre Auguste Renoir, a tela de 1866 intitulada O pintor Le Coeur Caçando na Floresta de Fontainebleau. As outras obras de Renoir estão repletas de imagens de crianças, além de alguns retratos e são:

- A banhista e o Cão Grifon – Lise à Beira do Sena, 1870

- Dama Sorrindo (Retrato de Alphonsine Fournaise), 1875

- Retrato da Condessa de Pourtales, 1877

- Retrato de Marthe Bérard, 1879

- Rosa e Azul – As Meninas Cahen D’Averns,1881

- Menina com Maço de Espigas, 1888

- Retrato de Claude Renoir, 1908

- Banhista Enxugando a Perna Direita, 1910

- Banhista Enxugando o Braço Direito, 1912

Edgar Degas - conhecido por pintar bailarinas - também apareceu na exposição com a tela Quatro bailarinas em Cena mostrando seus movimentos na dança. Houve também há uma escultura em bronze - Bailarina de Quatorze Anos - onde ela aparece em posição de repouso, com os braços alongados nas costas, alongados, peito ereto e cabeça para trás, em um movimento de relaxamento.

Adolphe Monticelli, artista de Marsella, também fez parte da exposição, deixando um pouco de melancolia para quem o observa. Suas obras expostas foram:

- Marinha Perto de Marsella (Aldeia Fantástica)

- A amazona – Retrato de Marie Lefébure

- Banhistas no Sena

Edouard Manet, pintor francês e um dos artistas mais importantes do século XIX, participou com duas obras. Sua tela O artista – Retrato de Marcellin Desboutin, mostra um impressionante jogo de luz em sombra, sua tela dá um grande destaque a um cachorro, que rouba totalmente a cena no retrato. Sua outra tela exposta foi O Senhor Eugene Pertuiset, Caçador de Leões.

Na exposição também pudemos apreciar cinco obras de um dos maiores e mais importante pintores de todos os tempos, Vincent Van Gogh. Os quadros expostos foram:

- Passeio ao Crepúsculo, 1889/90

- O Escolar (O filho do carteiro – Gamin au Képi), 1888

- Natureza-Morta com Prato, Vaso e Flores, 1884/85

- Banco de Pedra no Asilo de Saint-Rémy, 1889

- A Arlesiana, 1890

Observando essas telas pudemos perceber suas mudanças de estilo durante os anos. Suas cores mais fortes estão na pintura O Escolar, e já nas outras telas - Passeio ao Crepúsculo, Banco de Pedra no Asilo e A Arlesiana - notamos seu traçado e suas curvas, que fazem com que as pinturas tenham movimento.

Pudemos ver também duas obras de Paul Gauguin, pintor pós-impressionista cujas obras possuem um estilo exótico e primitivo. As telas expostas foram:

- Autorretrato, 1896

- Pobre Pescador, 1896

Três telas de Paul Cézanne, pintor pós-impressionista francês, também estiveram na Mostra:

- Paul Alexis lê um Manuscrito a Zola, 1869/70

- Madame Cézanne em Vermelho, 1890/94

- O Grande Pinheiro, 1890/96

A tela Madame Cézanne é um dos vários retratos em que fez de sua esposa.

Henri de Toulouse-Lautrec em suas obras retrata como era a vida boêmia parisiense. Dentre os lugares que mais frequentava estavam os cabarés, como famoso Moulin Rouge, que existe ainda hoje.

Além de pinturas, também fizeram parte da Mostra cartazes promocionais para teatros e cabarés que acabaram revolucionando o design gráfico e criando um estilo, hoje conhecido como Art Nouveau. Lautrec foi um dos grandes nomes da exposição, segundo o próprio catálogo do MASP, pela variedade de obras presentes na coleção, que foram:

- Lautrec no Jardim de Malromé, 1880/82

- A Dançarina Loie Fuller Vista dos Bastidores – A Roda, 1893

- Monsieur Fourcade, 1889

- Mousieur Louis Pascal Visto de Costas, 1893

- Mulher se Penteando – Duas mulheres em Camisola, 1891

- O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com