Relatório do Filme "Guerra do Fogo"
Por: João Oliveira • 28/1/2016 • Resenha • 515 Palavras (3 Páginas) • 2.627 Visualizações
UFF - INEST
Estudos Estratégicos I - Professor Dr. Vitelio Brustolin
Relatório do Filme "Guerra do Fogo" – João Marcelo Macedo de Oliveira
O período pré-histórico em que o filme “Quest for Fire” se passa, nos remete ao conceito do Estado de Natureza, descrito por Hobbes e outros autores, onde há o prevalecimento do instinto humano, sem uma instituição para ditar as normas dos grupos. Os relacionamentos ocorriam através de gestos e grunhidos, entre as pequenas tribos de hominídeos. O enredo do filme se passa em torno do fogo e da sua importância quase que vital para estes pequenos grupos, sempre como ferramenta usada para prevalecer. Era possível se defender dos animais, proteger-se do frio, iluminar, cozinhar o alimento, etc. graças a essa ferramenta.
Logo no primeiro ato, duas dessas tribos primitivas batalham, utilizando de táticas primitivas de batalha, basicamente com o uso da força. Entretanto, algumas táticas diferenciadas são postas a prova, a tribo que realiza o ataque usufrui do terreno mais alto para o arremesso de pedras e rolamento de troncos, enquanto a que está na defensiva, que detinha de uma fonte natural de fogo, possui um armamento semelhante um arpão de madeira. A estratégia da tribo que ataca é obter a fogueira para si, enquanto a que defende possui a estratégia de mantê-la. O fim do combate ocorre quando esta fonte natural de fogo se esvai e nenhum dos grupos sucede em seu objetivo, levando ambos os grupos a fuga e o começo da “Quest for Fire”.
O grupo passa por adversidades enfrentando outras tribos, animais e mudanças climáticas. Cabe o destaque a hominídea que se junta ao grupo após escapar de um grupo canibal, esta pertence a uma tribo mais avançada que já possuía uma forma de se comunicar primitiva. A importância desta comunicação se mostra quando o grupo consegue escapar de um animal ao subir em uma árvore e esperar a sua debandada. A bravura deste grupo também se mostra como uma tática de suma importância, como por exemplo, no momento em que nossos 4 protagonistas fogem do ataque de uma tribo mais numerosa correndo para uma manada de mamute, que amedronta os atacantes.
O contato entre diferentes agrupamentos permitiu um intercâmbio de técnicas e soluções para problemas comuns. Essa cooperação resultou num primeiro contato de um dos personagens com utensílios mais complexos para guardar alimentos ou armas mais elaboradas para a defesa contra predadores. Essa superioridade na questão dos armamentos se torna clara no confronto final do filme. Dispostos à distância, os oponentes não conseguiam atingi-los arremessando lanças e madeiras com força bruta. Os personagens principais, entretanto, auxiliados pelo lançador de dardos de madeira que haviam adquirido em contato com a tribo mais avançada, conseguiram acertar os oponentes, ultrapassando-os e vencendo o combate. A superioridade técnica permitiu que um número menor de combatentes vencesse um grupo maior.
...