Resumo Filme Guerra do Fogo
Por: larissa3108 • 23/3/2021 • Resenha • 530 Palavras (3 Páginas) • 984 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
| SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Curso de Serviço Social– FACES-UFU |
|
Resumo do Filme “A guerra do fogo” correlacionando com a aula 1
O filme a “A guerra do Fogo”, retrata um período primitivo, em que é abordado a transformação da natureza e a do homem. Neste período, há uma luta constante pela conquista do fogo, pois a tribo que o detinha, possuía poder sobre as outras tribos. O fogo, era considerado uma coisa sobrenatural, não havia um conhecimento sobre seu surgimento.
As tribos de mandíbula maior (Australopitecíneos) e a tribo de crânio mais desenvolvido (Homo Sapiens), viviam em conflito, pela conquista do poder sobre o fogo. Os Homo Sapeis, por serem mais desenvolvidos, racionais e dotados de consciência, eles pensam e planejam antes de agir e construir e no filme é retratado perfeitamente suas características, pois quando entram em conflito com outras tribos, é notável que suas ferramentas de ataque são bem mais desenvolvidas e aperfeiçoadas em relação a do inimigo e isso pode ser correlacionado com o valor de uso, em que tudo é construído a partir da necessidade.
Sem dominação sobre o fogo, os Homos Sapiens vê a necessidade de ir em busca de sua origem, e durante todo o percurso os mesmos estão sempre em constante luta para sua sobrevivência, enfrentando tribos canibais e animais ferozes, mas por ser racional, eles usam a dificuldade a seu favor, domesticando os animais e afastando os inimigos que não sabiam se defender dos animais. No decorrer dos acontecimentos, é visível a evolução do homem, pois em primeiro momento é apresentado duas tribos, em que uma era mais de desenvolvida que a outra, possuindo características que favoreciam a sua sobrevivência, já segundo momento, há uma terceira tribo, que é bem mais desenvolvida do que a do Homo Sapiens, os seus corpos já não possuíam tanto pelo, o Fox p2 já era mais desenvolvido, pois a fala não eram tão complexa, não utilizava mais as mãos para caminhar, tinha conhecimento medicinais para curar ferimentos, e todos da tribo já possuíam instrumento que facilitavam a alimentação e a forma de beber água. Além de que, os mesmos deixaram de ser nômades, construindo suas tendas com a utilização de barro e gravetos, em locais de difícil acesso, prevenindo de ataques. E o mais importante, essa tribo possuía o conhecimento de fazer fogo, este que foi repassado aos Homo Sapiens, quando eles entram em contato com a cultura dessa tribo, tornando assim um conhecimento genérico.
No final do filme, é possível perceber o metabolismo entre o homem e a natureza, através da transformação e adaptação do homem. Há a presença da sociabilidade, sendo todo processo do homem e da natureza. É reforçado que o trabalho é social, pois sem interdependência homo para o outro, não seria possível todos acontecimentos do processo de evolução. A dimensão genérica, é extremamente presente, em que o conhecimento é passado de geração para geração. E o mais importante, o homem produz cultura ao longo do processo de evolução presente nos nossos dias; ou seja, um refinamento por intermédio do trabalho.
...