Requisitos Funcionais e Não Funcionais
Por: Adriano Pereira • 27/11/2019 • Monografia • 4.367 Palavras (18 Páginas) • 243 Visualizações
Sumário
1. OBJETIVO DO TRABALHO 3
2. INTRODUÇÃO 4
3. CASOS DE USO 6
3.1 Quando Utilizar Casos de Uso 7
4. REQUISITOS 7
4.1 Requisitos Funcionais e Não Funcionais 9
4.1.1. Requisitos Funcionais 9
4.1.2 Requisitos Não Funcionais 10
5. REGRAS DE NEGOCIO 12
6. ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DE SOFTWARE 12
6.1 Abrangência 12
6.2 Responsabilidades 13
6.3 Definições e Abreviaturas 13
6.4 Histórico de Alterações 13
6.5 Diagrama de Caso de Uso 14
6.6 Especificação de Caso de Uso Estendido 14
6.6.1 Caso de Uso Estendido 01 14
6.6.2 Caso de Uso Estendido 02 15
6.6.3 Caso de Uso Estendido 03 16
6.7 Regras de Negócio 17
6.8 Requisitos Funcionais 18
6.9 Requisitos Não Funcionais 18
6.9 Layout Sugerido 19
7. CONCLUSÃO 20
REFERENCIAS 21
1. OBJETIVO DO TRABALHO
No mundo que vivemos, com o avanço da tecnologia e o aumento da rotina de trabalho, é cada vez mais comum o uso digital, seja, para fazer consultas, pesquisas ou diversão. Entretanto, o meio físico ainda é ainda a preferência de muitas pessoas, foi pensando nisso que este trabalho vem para facilitar a vida dessas pessoas.
O intuito é para aquelas pessoas que não dispensam uma leitura, de forma, digamos, convencional. O usuário após efetuar um cadastro no sistema de uma biblioteca pode efetuar consultas e reserva de livros. No sistema após efetuar o login o usuário terá disponível todos os livros disponíveis para consulta e reservas.
Nosso trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de projetos a uma biblioteca para o atendimento de pessoas que precisam utilizar desse recurso para pesquisa. Com o foco, em conceituar e definir o uso da biblioteca para todos, desde aluno até os professores. Mostra a importância da leitura no processo de educação dos indivíduos, aponta o desenvolvimento da literatura direcionada para todos públicos, apresenta as funções da biblioteca em ambiente de cidade, analisa a situação da biblioteca no Brasil. Trata do planejamento e desenvolvimento de projetos da biblioteca.
Indica as características administrativas dos projetos para biblioteca, aborda a importância da implantação de biblioteca, presenta as políticas que devem ser incluídas no projeto de biblioteca, trata da importância de elaboração de estudos de usuário para a criação do projeto de biblioteca, descreve o processo de elaboração do ambiente e estrutura da biblioteca que está sendo projetada, aponta as adaptações para o acesso à biblioteca de pessoas com necessidades especiais que devem estar previstas no projeto, mostra a importância da decoração do ambiente de acordo com os usuários potenciais da biblioteca, aponta o processo de desenvolvimento de coleções que deve estar previsto no projeto de biblioteca e aborda o planejamento do processamento técnico do acervo.
2. INTRODUÇÃO
Como em qualquer escola, ou biblioteca pública, os alunos precisam ter acesso aos livros de uma forma fácil e eficiente, melhorando assim o desempenho de aprendizagem e consequentemente dando mais motivação a leitura e pesquisa, assim como nos dias de hoje, a importância do meio digital na aprendizagem se faz cada dia mais necessário e eficiente, tornando a aprendizagem mais fácil, motivacional e prazerosa. Segundo uma pesquisa realizada pelo IPL (Instituto Politécnico de Lisboa), o habito pela leitura traz muitos benefícios aos os que adquirem, como um desenvolvimento no domínio da linguagem, melhorando a criatividade e a melhoria na concentração. Além desses pontos dá-se também, a habilidade de interpretação de texto, um grande enriquecimento do vocabulário, uma melhoria na capacidade de argumentação, uma nova forma de ver o mundo com o conhecimento adquirido e melhoria na memorização de histórias.
Segundo Sommerville (2011), os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços que oferecerá e seu funcionamento, ou seja, requisitos: é um conjunto de necessidades a serem atendidas, condição. Entender o que são requisitos de software é um ponto fundamental para o sucesso de um projeto de software. A Análise de Requisitos é uma tarefa que envolve, antes de tudo um trabalho de descoberta, refinamento, modelagem e especificação das necessidades e desejos relativos ao software que deverá ser desenvolvido.
Nessa tarefa, tanto o cliente como o desenvolvedor vão desempenhar um papel de grande importância, uma vez que caberá ao primeiro a formulação (de modo concreto) das necessidades em termos de funções e desempenho, enquanto o segundo atua como indagador, consultor e solucionador de problemas. Essa etapa permite que o engenheiro de sistemas especifique as necessidades do software em termos de funções e de desempenho, estabeleça as interfaces com os demais elementos do sistema e especifique as restrições de projeto. Ao engenheiro de software (ou analista), a análise de requisitos permite uma alocação mais precisa de recursos e a construção de modelos do processo, dos dados e dos aspectos comportamentais que serão tratados pelo sistema. Ao projetista, essa etapa proporciona a obtenção de uma representação da informação e das funções, podendo ser traduzida em projeto procedimental, arquitetônico e de dados.
Existem muitas coisas em comum entre você, uma biblioteca e o software, especialmente o fato de que podem ser analisados sob a ótica sistêmica.
Esse nosso projeto apresenta uma série de conceitos extremamente importantes para a compreensão do termo “sistema” que frequentemente as pessoas mencionam em seu cotidiano, porém, na maior parte das vezes, o fazem sem o conhecimento exato de seu significado. Na expectativa de estar completamente propiciando um sistema de aprendizado quanto aos conceitos tratados, empregam-se neste projeto algumas visões sistêmicas para o entendimento do mesmo.
...