Resenha do filme Sombras de Goya
Por: Jh3nif • 7/9/2016 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 1.956 Visualizações
RESENHA CRÍTICA DE ARTES SOBRE O FILME: SOMBRAS DE GOYA
Sombras de Goya é filme dramático dirigido por Milos Forman que se passa por volta de 1790 e retrata a época marcada pela inquisição, espanhola e as guerras napoleônicas. O filme mostra o poder da Igreja Católica sobre a sociedade espanhola, o que leva o povo a uma censura de pensamento obvia, onde ler os filósofos iluministas franceses é tipo reprovável.
A arte como a do pintor Goya retrata em suas telas as coisas obscuras da época. O sofrimento estampado no rosto das pessoas e sua insegurança perante a perseguição que o clero impõe àquele que for considerado herege é muito claro em suas telas, onde tem muita treva e pouca luz. Suas pinturas não é vista com bons olhos pelo clero, que em suas pinturas uma ofensa ao seu poder. Durante o filme por inteiro pude perceber a postura atormentada de Goya, que se sentia descartável diante de tanta injustiça e o abuso de poder do clero, que levava a crueldades inumanas. Goya pretende salvar a Inês e um pouco mais tarde a filha que ela teve no cárcere, que era Frei Lorenzo, que abusava sexualmente dela e dizia estar agindo em prol de sua libertação. Mais tarde o Frei Lorenzo entrou em conflito com o clero e foi obrigado a fugir.
Depois da revolução francesa o clero perdeu o poder e os prisioneiros são soltos, e Inês está obcecada em encontrar sua filha, e daí acontece toda uma trama.
...