Filme sombras de goya
Por: lelinze66 • 8/6/2015 • Resenha • 312 Palavras (2 Páginas) • 4.531 Visualizações
RESENHA DO FILME SOMBRAS DE GOYA
JOSIANE FERRAZ DE CAMARGO
RU 933291 - TURMA 2013/2
O Filme inicia no ano de 1792 e mostra o terror da inquisição do sec.XVIII e conta um pouco da história do grande pintor espanhol Francisco José Goya que era o pintor oficial da corte do rei Carlos IV, ele retratava em seus quadros tudo o que via.
Dois personagens, além de Goya, também foram importantes no filme, foram Inês e o padre Lorenzo. Inês era uma jovem muito bonita, filha de um rico mercador que foi sua modelo e posou para o pintor quando ela tinha apenas dezesseis anos. Ela foi acusada de heresia, foi torturada e condenada à prisão pelo Santo Ofício.
Padre Lorenzo, um homem maquiavélico, que comanda a inquisição também posa passa Goya, ele que devia ajudar Inês, ao visita-la na prisão acaba estuprando a moça e ela engravida.
Quinze anos se passam, Goya fica surdo, mas continua pintando suas obras. O exército francês sob Napoleão invade a Espanha e liberta todos os prisioneiros dos calabouços.
Lorenzo torna-se promotor chefe de Napoleão. Inês dá a luz a uma menina à quinze anos atrás que é filha de Lorenzo e quando ela é liberta, ela procura Goya que quase não a reconhece.
Goya a leva até o padre Lorenzo e Inês diz que eles têm uma filha, mas o padre Lorenzo diz que ela está louca e a leva para um hospital psiquiátrico.
Os britânicos conquistaram as tropas francesas, Lorenzo é preso, porém os oficiais da igreja católica estão dispostos a perdoá-lo se ele se arrepender, mas Lorenzo não se arrepende e é executado no centro da cidade. Inês e Goya com a cidade inteira assistem a sua execução. Goya desenha o que vê, Lorenzo sendo morto.
Durante o filme todo, percebe-se a postura atormentada de Goya que se sente impotente diante de tanta injustiça e abuso de poder que levava a crueldades desumanas.
...