Revisão do filme de Desmundo
Resenha: Revisão do filme de Desmundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressasilva1 • 17/3/2014 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
Resenha do filme o Desmundo
Baseado no livro desmundo, de Ana Miranda, o filme que retrata a sociedade da época por volta do ano de 1570 no Brasil,Época da colinização e de pessoas de um valentia tremenda,o filme fala da escravidão da mulher no brasil as mulheres erão tratadas como objetos com a finalidade de servir ao marido em todos os sentidos.Não havião leis quem determinavam as leis erão os que tinhão posse.As igrejas catolicas pouco podiao interferir nas decisões de cada vila ou de cada senhor. Mas tentou “apartar” os homens de certos pecados como o de atos incestuosos , relações com outros homens e índias . A Igreja mandou que trouxessem órfãs portuguesas para que casassem com os bandeirantes.na falta destas, quaisquer outras mulheres brancas, para que os homens casem e vivam em serviço de Nosso Senho Tais mulheres não escolhiam se desejavam se casar ;3 tão pouco com quem se casariam.O Filme conta a historia de uma dessas moças que era casada com francisco um homem rude, típico da sociedade patriarcal portuguesa e exemplo da sociedade que o Brasil estava se tornando.A partir do casamento a angústia, o isolamento, o medo do desconhecido, os hábitos rudes do marido e da sogra começam a consumi-la a ponto de produzir na jovem um desejo de fuga para sua terra natal. Em sua primeira tentativa ela é localizada pelo marido e depois levada para casa, ele a acorrenta e agride para “ensina-la” , ela então finge conformar-se mas ao ser liberta foge novamente, desta vez ela procura por Ximeno (Caco Ciocler), um cristão-novo misto de pescador e mascate,por quem ela nutre certa admiração. Ele a dá abrigo e acabam se envolvendo , eles planejam fugir juntos. Mas Francisco, que já havia notado a afeição da esposa por Ximeno vigiou a casa do mascate e os surpreendeu durante a fuga. Eles então duelam e Francisco acaba matando Ximeno.No final o filme mostra a jovem dando a luz, Não é um final feliz. Mas dentro de uma sociedade sem qualquer direito fundamental resguardado, principalmente se tratando de uma mulher, este foi um final melhor do que ela provavelmente levaria se fosse uma história real .
Contexto crítico:As mulheres nao escolhiao com quem casarirão,erão s tratada como objeto com a finalidade de servir ao marido em todos os sentidos.
Contexto Social: O Brasil era terra de ninguém,pelo menos e o que se refere a trama. Os ricos da época eram na verdade, homens toscos, que exercia certa influência por conseguirem manter sobre seu domínio índios e escravos em suas lavouras de modo que detinham o poder nas mãos.
...