Rudolf Laban
Por: gioliveiraaa • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 721 Visualizações
[pic 1]
RUDOLF VON LABAN
Curso Superior de Teatro
Estudos da comunicação: exploração do movimento
Prof.º Robson Lourenço
Giovanna Oliveira de Freitas
20664832
14/09/2015
Rudolf Laban
Rudolf Von Laban nasceu em 1879, em Bratislava, até então território pertencente à Hungria. Desde criança, em suas atividades habituais, tinha interesse em movimentos simples, executados corriqueiramente, tinha a percepção de como o movimento ficou limitado a pequenos gestos ao longo do tempo, principalmente após a Revolução Industrial, onde a movimentação humana sofre uma alteração, por conta de vários fatores que esse contexto histórico trás de mudanças. Foi bailarino e revolucionou o modo como se vê o movimento humano, seu trabalho tinha enfoque em reconhecer e ampliar os movimentos naturais do ser humano, dando atenção a espontaneidade destes.
Seu primeiro contato com o movimento acontece entre 1900-1907 em Paris, local onde foi estudar pintura e conheceu o trabalho de François Delsarte, e sua filosofia Rosacruz, em 1912 após conhecer várias personagens que contribuíram para formação de seu estudo, Laban decide focar no trabalho com a dança e o movimento, funda sua própria companhia e realiza seu primeiro trabalho formal na dança, no ano seguinte funda sua escola de dança, e após alguns anos, em 1929, Laban já contava com cerca de 28 escolas credenciadas, isso por conta de sua participação ativa em manifestações da dança. Em 1936, após conseguir espaço para seu trabalho na Alemanha, foi vetado, por ser considerado incompatível com os ideias nazistas.
As práticas e teorias de Rudolf Laban vieram para o Brasil primeiramente com os artistas europeus que imigraram e se instalaram no país nas décadas de 1940 e 1950, nesta época a principal introdutora de suas ideias foi Maria Duschenes. Além desses, haviam brasileiros que ao irem estudar em outros países, tiveram contato com as ideias labanianas, após voltarem para seu país, aplicaram o estudo em universidades. Podemos apresentar como principal difusora do sistema Laban a Lenira Rangel, e também podemos perceber que ao longo do tempo, foram multiplicando pessoas que tiveram contato e trouxeram para nosso país esse conhecimento, tanto imigrantes, quanto os próprios brasileiros.
Laban falava sobre o equilíbrio do movimento, e como era necessário aprender a trabalhar com os fatores de movimentos (espaço, tempo, peso e fluência) para que fosse possível a busca desse equilíbrio, como exemplo, podemos citar a fluência que atua no controle do movimento, faz com que ele continue ou pare, podemos dizer que é uma conexão de ações, e que acontece dentro e fora, simultaneamente, podemos dizer que ela pode ser qualificada como liberada ou contida.
Para o ator, a pesquisa do sistema Laban é importante para além de enriquecer a memória corporal, qualificar os movimentos, pois quando trabalhamos um movimento com a consciência de onde ele vem (se é interno ou externo), qual o espaço que ele irá usar, quais são os fatores que serão preciso para que o movimento tenha o resultado que desejamos, tenha a “carga emocional” que precisamos a partir da personagem, nós conseguimos ter um trabalho completo, corpo e mente em conjunto, pois o trabalho do Laban também trás essa preocupação com o interno, que é extremamente importante para o trabalho do ator.
...