Samba-canção
Artigo: Samba-canção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beeaatriizz • 29/10/2014 • Artigo • 318 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Samba-canção
Samba-canção é um subgênero musical originário do samba, que surgiu no final da década de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, quando este iniciava seu processo de distanciamento do maxixe.
É um tipo mais lento, melancólico e romântico, orquestral e introspectivo. Os temas variavam do puramente lírico ao trágico, passou a ser vinculado como música de "dor-de-cotovelo" e a excessos sentimentais. As melodias expandiam-se "em contornos mirabolantes, enquanto o acompanhamento exibia soluções orquestrais dramáticas”.
É também conhecido como samba de meio do ano, ou seja, aquele lançado depois dos sambas de carnaval. O samba-canção fortaleceu-se a partir de 1930 com a influência do bolero.
Seus primeiros compositores foram Joubert de Carvalho, Henrique Vogeler, Heckel Tavares e Sinhô. Os maiores intérpretes são Francisco Alves, Orlando Silva, Dolores Duran, Marlene, Isaura Garcia, Elizeth Cardoso, Zezé Gonzaga, Dalva de Oliveira, Caubi Peixoto, Angela Maria e Maysa.
O primeiro grande sucesso do gênero é "Linda Flor" (Ai, Ioiô), de 1929, composta por Vogeler, Luís Peixoto e Marques Porto.
O samba-canção atendia às exigências de seu publico alvo, as classes menos favorecidas, pois era música de se ouvir e cantar e tornava-se assim sucesso nacional.
Em 1940 os boleros latinos tomaram conta do país e o samba-canção foi perdendo seu espaço.
Artistas famosos: Ângela Maria, Nélson Gonçalves, Cauby Peixoto, Agnaldo Rayol, Dolores Duran.
Letra da musica "Linda Flor" (Ai, Ioiô).
Ai, ioiô
Eu nasci pra sofrer
Foi olhar pra você
Meus zoinho fechou
E quando os óio eu abri
Quis gritar, quis fugir
Mas você
Eu não sei porque
Você me chamou
Ai, ioiô
Tenha pena de mim
Meu senhor do Bonfim
Pode inté se zangar
E se ele um dia souber
Que você é que é
O ioiô de iaiá
Chorei toda noite, pensei
Nos beijo de amor que te dei
Ioiô, meu benzinho do meu coração
Me leva pra casa, me deixa mais não
Chorei toda noite, pensei
Nos beijo de amor que te dei
Ioiô, meu benzinho do meu coração
Me leva pra casa, me deixa mais não
Fontes de pesquisa:
http://www.facos.edu.br/old/projetos/letras/ensiqlopedia/arquivos/ensiqlopedia5/samba-cancao.htm
...