Seminario Teatro
Trabalho Escolar: Seminario Teatro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: neeno • 14/9/2014 • 290 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
A tragédia é um drama que se caracteriza pela sua seriedade, dignidade e frequentemente os DEUSES, o DESTINO e a SOCIEDADE. O substantivo “tragédia” é de origem grega e significa “canção do bode”. Suas origens são tão antigas que ninguém sabe se a associação com o bode deriva do fato de um bode ser sacrificado durante a apresentação, ou porque um bode era usado como prêmio, ou porque os atores vestiam peles de bode ou pelo mito de Dionísio:
“Zeus, fora casado com sua irmã Hera, deusa do matrimônio. Hera sempre foi fidelíssima ao marido. Ele, por sua vez, a traía com semideusas e mortais. Uma dessas mortais, Sêmele, engravidou de Zeus.
Ao tomar conhecimento da traição e da gravidez, Hera aproximou-se da ingênua mortal convencendo-lhe a pedir uma prova de amor a Zeus: que ele aparecesse para Sêmele com toda a sua grandeza. Zeus, atendendo ao pedido da amante fez com que ela fosse queimada, pois um mortal não pode ver um Deus.
Então, Zeus pegou o feto, o costurou na própria coxa e o gerou (daí vem o termo fazer algo “nas coxas”). Nasceu assim Dionísio, chamado Baco pelos romanos.
Para que seu filho ficasse protegido da vingativa Hera, Zeus entregou o filho para ser criado pelas ninfas da floresta. Estas, por sua vez, transformavam Dionísio num bode cada vez que Hera tentava se aproximar“.
As únicas certezas são que a forma trágica antecede quaisquer registros escritos de sua prática e que originalmente ela tinha significado religioso, provavelmente associado com a celebração dos ritos de Dionísio.
...