Sociologia
Por: Grazii009 • 10/11/2015 • Projeto de pesquisa • 431 Palavras (2 Páginas) • 649 Visualizações
Corporeidade, gênero e sexualidade: formas de ser
Em busca do conceito: Atividades
Respostas:
1:O Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo, que se baseia na presença de dois princípios ou duas realidades opostas. Para Platão o Dualismo Psicofísico é composto por dois mundos: o mundo das idéias (inteligível) e o mundo dos sentidos (sensível). Já para Aristóteles, que defendeu a noção de Hilemorfísmo segundo a qual todas as coisas são resultantes de dois princípios diferentes e complementares: a matéria e a forma.
2: Pois a visão dualista que compreendia o ser humano como corpo e alma, seja destacando aspectos positivos, seja aspectos negativos. O filósofo não utiliza a palavra alma, preferindo falar sempre em mente. Para ele , mente e corpo são uma coisa só. Quando nos referimos ao pensamento, o chamamos de mente: e, quando se trata da matéria a chamamos de corpo. Um não pode ser concebido sem o outro.
3: O corpo próprio, para Merleau-Ponty, é a idéia de que cada pessoa é um corpo que percebe e que pensa – e, pensando, atua no mundo e sobre si mesmo. De modo que o corpo não é um objeto, como uma pedra ou um martelo. Mas tampouco é pura consciência ou pura percepção. Meu corpo próprio é a sede da percepção do mundo e de mim mesmo, possibilidade única de existência concreta.
4: a) Não existe um ideal de corpo perfeito e sim de um corpo saudável.
b) É um corpo com o qual a pessoa se sinta bem a maior parte do tempo, dependendo também do aspecto psicológico.
5: Na maioria das vezes as pessoa usam editar suas fotos. Mas elas corrigem tirando uma mancha ou uma espinha que não ta legal, colocam alguns efeito pra disfarçar um pouco o rosto, ou a cor da pele. Essas pessoas fazem isso porque na maioria das vezes não gostam do corpo que tem ou alguma parte dele.
...