Sons E Ritmos Na Educação Etnico -racial
Exames: Sons E Ritmos Na Educação Etnico -racial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1mariana0 • 14/1/2015 • 560 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
Sons e Ritmos na Educação Étnico- Racial para Educação Infantil
Componente Curricular: Linguagens e Produção de Material Didático.
Relatório
Mediante aula realizada no dia 18-10-14 pela professora Flaviana Barbosa Galdino ,no curdo de Especialização Étnico-racial nos foi apresententado como trabalhar a musicalidade na sala de aula, utilizando vários instrumentos de origem ou não africana, podendo ser confeccionado até com nossos alunos, foi pedido pela professora uma pesquisa sobre diversos tipos de ritmos , onde se aplicar, quais contribuições que terá deixado para professores e alunos trabalharem em sala.
Foram apresentadas as seguintes pesquisas e apresentações pelos grupos no dia 01-11-14:
Coco
Samba
Maracatu
Ciranda
1º grupo: Coco
Dinâmica apresentada onde desenvolveram a oferta do ouvir e a ajuda mútua. Coco : Típico da região Nordeste que é um ritmo bom para sedançar com letras fáceis, voltadas mais para o lado sentimental da vida , amor , sofrimento, a dança de coco foi discriminada mas resistiram, Jackson do Pandeiro foi um dos artistas paraibanos que difundiu o coco na sua carreira. É um ritmo tirado do ganzá, surdo, pandeiro e triângulo.
No ambiente escolar contribui desenvolvimento cognitivo, psico-motor e afetivo , pois as crianças descobrem um mundo novo se misturando entre eles.
Hoje o coco está ganhando mais espaço devido ao incentivo em projetos de cultura ofertados pelo governo
2º grupo: Ciranda
De origem “portuguesa”. Desde os primórdios era apresentados m diversos locais das ruas.
Conhecida como brincadeira de roda infantil e adulto. Em Pernambuco foi popularizado para o resto do país como um ritmo cultural é muito comum essa dança a ser apresentada na praia ou praças, acompanhados basicamente por instrumentos de percussão.
A letra de ciranda pode ser improvisada ou já conhecida.
Em algumas cidades é uma prática cultural bastante utilzada.
Foi apresentada por todo o grupo e os demais uma ciranda improvisada.
Outro ritmo cultural onde se constrói a união de forma alegre desenvolvendo principalmente o lado cognitivo afetivo do aluno na sala de aula.
A diversidade cultural tem que ser difundida nas escolas, para que tenhamos nossa cultura ainda mais valorizada.
3º grupo: O samba
Nasceu na Bahia mistura de ritmos africanos. Também um ritmo musical que sofreu discrminação. Apartir da década de 40 começou a ser visto de forma diferente onde foi popularizada crinado raízes principalmente no Rio de Janeiro, sendo hoje bastante conhecido em todo Brasil.
A festa de maior representatividade brasileira é o Carnaval que tem o samba como seu carro chefe.
O
...