Surrealismo
Resenha: Surrealismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thiagozulu11 • 17/9/2014 • Resenha • 822 Palavras (4 Páginas) • 520 Visualizações
Surrealismo
Surgiu nas duas primeiras décadas do século XX graças a psicanálise de Freud, que criou um clima favorável para desenvolver uma arte que criticava a cultura da Europa e a fragilidade do homem de se viver em um mundo cada vez mais complexo.
Dois métodos adotados pela psicanálise freudiana foram essenciais para que o surrealismo desse certo: a livre associação e a análise dos sonhos e ainda seguindo o automatismo, que conceitua- se em qualquer tipo de expressão que a mente não exerce nenhum tipo de controle.
O surrealismo se desenvolveu a partir da atividade Dadaísta da primeira guerra mundial, tendo Paris como seu centro. A partir da década de 20, difundiu-se em todo o mundo, afetando as demais artes
Em 1924 os surrealistas, divulgaram ao mundo, suas intenções e sua filosofia através do primeiro Manifesto Surrealista
Manifesto de 1924
marca definitivamente o início do movimento, onde se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Inclui citações da influência do surrealismo, exemplos de obras surrealistas e discussão do automatismo surrealista.
DICIONÁRIO: Surrealismo, automatismo psíquico puro, pelo qual se propõe expressar, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outra forma, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética e moral.
ENCICLOPÉDIA: Surrealismo. Filosofia. O surrealismo é baseada na crença na realidade superior de certas formas de associações desprezadas antes dele, na onipotência do sonho, no jogo desinteressado do pensamento. Ele tende a ruína de uma vez por todos os outros mecanismos psíquicos ea substituir-se a eles na resolução dos principais problemas da vida.
Psicanálise Freudiana
Associação Livre: Na associação livre o paciente é orientado a dizer o que lhe vier à cabeça, deixando de dar qualquer orientação consciente a seus pensamentos. É essencial que ele se obrigue a informar literalmente tudo que ocorrer à sua autopercepção, não dando margem a objeções críticas que procurem pôr certas associações de lado, com base no fundamento de que sejam irrelevantes ou inteiramente destituídas de sentido.
Análise do sonho: Técnica psicoterápica que envolve a interpretação dos sonhos para revelar os conflitos inconscientes.
Relação do manifesto de 1924 com a psicanalise
As duas coisas procuravam sair da complexidade que era antigamente , se expressar atraves de formas ( quadros , escritas e etc ) algo diferente , fora do real , o mais proximo possivel do imaginario.
Artistas
- Nasceu em 11 de maio de 1904, na Catalunha, Espanha
-Seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe média, figura popular da cidade e senhor de um caráter dominador, sua mãe se chamava Felipa Domenech Ferres, foi incentivadora dos esforços artísticos de sei filho.
- Frequentou a escola de Desenho Federal, onde iniciou sua educação artística.
-Descobriu a pintura impressionista em 1916, durante suas férias de verão.
-Suas primeiras obras tem influencia do cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio de Chirico
-Se interessou pelo Surrealismo junto com seu amigo Luis Buñuel.
-Em 1924 foi expulso da academia e se interessa pela psicanálise freudiana
-Em 1927 fez amizades com Picasso e André Brenton
-Criou o conceito de “paranóia crítica” , referindo-se a atitude de quem recusa a lógica de que rege a vida comum das pessoas, segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade.”
-Em 1924, casou- se com sua musa, Gala Éluard, com quem já vivia desde 1929
-Faleceu em 23 de janeiro de 1989
-Nasceu em Barcelona no dia 20 de abril de 1893
-Frequentou a Escola
...