Surrealismo
Seminário: Surrealismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tdelsin07 • 28/10/2014 • Seminário • 583 Palavras (3 Páginas) • 1.296 Visualizações
SURREALISMO
- Surgimento e história do movimento surrealista
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
Alguns estudiosos afirmam que o surrealismo esteve em processo de gestação até 1924, quando surgiu o Manifeste du Surréalisme (Manifesto do Surrealismo), da autoria de Breton. Em substituição do sistema de valores que pretendiam abolir, os dadaístas e os primeiros surrealistas recorreram às teorias psicanalíticas, de recente difusão, para formular um novo pensamento poético.
A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as ideias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.
- Surrealismo na Arte
O surrealismo adotou numa primeira fase, a falta dadaísta de pré-julgamentos, o que levou à criação de objetos descontextualizados, também conhecidos como objetos surrealistas, em muitos casos "objetos encontrados", frutos do "acaso objetivo", cujos antecedentes devem ser procurados nos modelos dadaístas de M. Duchamp e F. Picabia.
- Artes plásticas
Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram mais bem expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.
O movimento artístico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da Memória. Nesta obra, aparecem relógios desenhados de tal forma que parecem estar derretendo.
- Surrealismo na Literatura
Os surrealistas defenderam uma ótica particular para interpretar o mundo da Natureza e das ações humanas. Esta ótica também explicava a função da poesia e da arte, de uma forma totalmente liberta do predomínio da razão.
- Cinema
Os cineastas adeptos passaram a quebrar o tradicionalismo cinematográfico, começaram a não se preocupar mais com o enredo e a história dos filmes. Dois filmes que representam bem esse gênero do cinema são: “Um Cão Andaluz” em 1928, e “L’Âge D’Or” em 1930. Ambos de Luis Buñuel em parceria com o pintor Salvador Dalí.
- Teatro
O maior representante na área da dramaturgia dessa época foi o francês Antonin Artaud. Ele mostrava o Surrealismo através de seu teatro da crueldade, gostava de unir o palco e a plateia. Em suas peças ele buscava livrar a plateia das regras impostas pela sociedade, mexendo com o
...