Trabalho De Artes
Artigo: Trabalho De Artes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunamaia • 20/11/2013 • 2.676 Palavras (11 Páginas) • 487 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Cibele Cabral Aquino / 2335449740
Bruna Ludmila Maia de Deus /2314345908
Lucivânia da Silva Sampaio / 2314343534
Katiúscia Silva de Araújo Rocha / 2353430192
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina
“Arte, Criatividade e Recreação”,
sob orientação do professor-tutor a distância Adriana Rodrigues da Silva.
TAGUATINGA
2013.
INTRODUÇÃO
A criança quando trabalhada e estimulada desde pequena são capazes de na juventude e na vida adulta tornar-se agentes transformadores da cultura, da paz, da honestidade, da integridade, da justiça e dos verdadeiros valores essenciais à vida humana.
A Importância das Artes na Educação Infantil visa não à importância da beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo.
A arte, a recreação e a criatividade na Educação Infantil desenvolvem uma conscientização e valorização do ser humano, em especial às crianças, não pelo o que ela tem de material ou pelo seu valor econômico e sim, a valorização dele (a) como pessoa humana, capaz de criar e recriar. Valorizando sua existência, sua dignidade, seu poder de ser e estar no mundo e fazer parte dele vivenciando seus direitos e deveres de cidadão ativo e atuante da sociedade.
ETAPA 1
RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS
1- Relato da aluna Katiúscia Silva de Araújo Rocha; Minha professora sempre trabalhava com peças teatrais, fantoches, bonecos e outras. Fazíamos sempre trabalhos manuais com argila, massa de modelar, tintas, tecidos, palitos, barbantes, materiais recicláveis e outros. Eram aulas muito produtivas que prendiam a atenção de todos os alunos da classe. Tínhamos aulas recreativas ao ar livre onde entravámos em contato com a natureza.
2- Relato da aluna Lucivânia da Silva Sampaio; Nós fazíamos quadros, pinturas, trabalhos com purpurina, sempre saindo da sala, e ao ar livre, no mínimo uma vez por mês. Aprendemos sobre esculturas e arquitetos famosos, como o Aleijadinho e outros. Aprendemos sobre expressões, fazíamos, nas provas, desenhos com cada tipo de expressão facial. Aprendemos sobre o jogo das sombras nos desenhos, ampliação de desenho em folha quadriculada e copiar desenhos de ponta cabeça. Aprendemos alguns artesanatos feitos com argila e massa de modelar. Era tudo muito animador e produtivo.
3- Relato da aluna Cibele Cabral Aquino; Lembro-me de fazer muitos trabalhos com tinta guache. A professora sempre nos incentivava a fazer trabalhos artísticos. Sempre fazíamos peças teatrais. Confeccionávamos bonecos de pano, quadros, presentes pra datas especiais e outros.
4- Relato da aluna Bruna Ludmila Maia de Deus; Lembro-me que no ensino fundamental, a minha professora ensinava aos alunos, vários trabalhos de artesanato em madeira e objetos de barro, argila, biscuit, etc. Com palitos de sorvete, fazíamos alguns objetos como porta-lápis, alguns enfeites e quadrinhos de parede. Utilizávamos muita sucata para fazer alguns brinquedos folclóricos e sempre quando concluíamos os trabalhos, era feita uma exposição para os pais e a comunidade. Realizávamos algumas peças de teatro, dramatizando alguns contos de fada, sendo que a professora sugeria que mudássemos algumas partes da história, tornando-a mais criativa e interessante.
Acreditamos que estes modelos vivenciados pelos integrantes do nosso grupo, favoreceram o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos, pois desenvolveu em nós, a parte intelectual, capacidade de pensar e transmitir o pensamento, comunicação, cooperação, além do divertimento.
A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. É nesta fase, durante a educação infantil, que elas terão seus primeiros contatos comas linguagens da arte, portanto, cabe a nós como professores, valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de elas explorarem, pesquisarem e criarem coisas novas. O que realmente importa a elas é o brincar aprendendo, é esperar curiosamente pelo inesperado, estar envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, pois assim ela aprende se sentindo mais realizada e feliz. Devemos trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, contribuindo também para o olhar desta, ajudando a ampliar suas visões do mundo. O professor deve propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem, ajudando a ampliar suas leituras de mundo. As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar, é assim que elas se expressam, utilizando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o inusitado, o novo, o diferente. As crianças revelam-se por meio de manifestações expressivas, cabendo aos professores oportunizar a elas, momentos de criação, compreensão, imaginação e ressignificação. É fundamental que o professor observe os limites da criança na arte de desenhar e compreenda também a importância de a criança criar seu desenho e titulá-lo livremente, sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim, que estes modelos prontos interfiram no imaginário da criança. É de extrema importância que o professor disponibilize materiais diversos como: argila, papel, isopor, tinta, sucata e deixe que ela descubra as diversas utilidades que eles têm, tendo liberdade para inventar
...