Trabalho De Artes
Ensaios: Trabalho De Artes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veteprocopio • 10/5/2014 • 3.256 Palavras (14 Páginas) • 270 Visualizações
INSTITUTO TECNICO DE BARUERI
Brasilio Flores de Azevedo
Artes
Os primórdios do cinema
Barueri-SP
2014
Nome: Milena Nunes Procópio n 30
Curso: Edificações
Turma: EDF1BT
Barueri-SP
Índice
Introdução..................................................................................................01
Os Primórdios do Cinema. E Os Filmes Mudos...........................................02 á 08
Introdução
Neste trabalho falamos como tudo começo lá na II guerra mundial na revolução industrial que foi quando o mundo da arte começo a ser mais valorizada ,e é onde também o cinema começo a surgi lá por volta de 1919 onde lanço os primeiro filmes mudos pois eles nao tinham ainda conhecimento sobre o cinema e mais pra frente que as telonas que conhecemos começo a ganha cores.
Os Primórdios do Cinema
Com a Revolução Industrial surgiram as ideias brilhantes, várias patentes foram assinadas, por homens como Edison ou Lumiére. Com a "era da prosperidade" o lazer e a diversão ganharam uma nova dimensão, verificando-se uma evolução no antropocentrismo. Com a II Guerra Mundial, a liberdade e o americanismo patriótico foram enaltecidos.
Estes factos foram importantes marcos na História Contemporânea, influenciando talvez de uma forma mais acentuada os Estados Unidos. Se as analisarmos podemos ver que o Cinema foi sempre um reflexo desta sociedade que não conseguia estagnar e encontrava-se num perpétuo movimento de mudança. O Cinema surgiu com a "Revolução Industrial"; evoluiu quando havia uma necessidade de lazer para as massas (na era da prosperidade) e soube sempre responder aos gostos do povo. Histórias de galãs formosos e donzelas insubmissas faziam esquecer uma Grande Depressão que se verificava no mundo real. Heróis que defrontavam (e venciam) a tirania de homens maus e corruptos simbolizavam os "bravos rapazes" que então defrontavam o nazismo. Personagens cómicos faziam rir a quem só lhes apetecia chorar.
A importância do Cinema foi sempre subestimada, pois ao longo da História deste século foi esta a indústria que retratou o mundo. E através dela podemos estudá-lo. Por outro lado é um documento do livre-pensamento e da livre-expressão do Homem, sempre influenciado pelas circunstâncias que giravam em sua volta.
Os Filmes Mudos
Ano Filme Realizador
1919 Nascimento de uma Nação D. W. Griffith
1919 Broken Blossoms D. W. Griffith
1922 The Cabinet of Dr. Caligari Robert Wiene
1922 Nosferatu F. W. Murnau
1924 Nanook of the North Robert J. Flaherty
1925 The Last Laugh F. W. Murnau
1925 Strike Sergei Eisenstein
1925 Potemkin Sergei Eisenstein
1925 A Quimera de Ouro Charlie Chaplin
1926 The Street of Sorrow G. W. Pabst
1926 Metrópoles Fritz Lang
1927 Sunrise F. W. Murnau
1929 The Blue Angel Josef Von Sternberg
1930 All Quiet on the Western Front Lewis Milestone
1931 Luzes da Cidade Charlie Chaplin
1936 Tempos Modernos Charlie Chaplin
Os princípios técnicos do cinema são simples: por um lado, um série de imagens é fixada numa película plana, a tal velocidade de sucessão que as figuras parecem estarem a movimentar-se em contínuo. Este efeito baseia-se no facto de o olho reter as imagens durante uma certa porção de tempo após o desaparecimento da coisa vista.
Os primeiros filmes animados foram exibidos em 1890. Thomas A. Edison convenceu James J. Corbett (1866-1933), campeão mundial de boxe entre 1892 e 1897, a reproduzir um combate de boxe em frente da câmara. A técnica do cinema surgiu no século XIX, em parte associada ao desenvolvimento da fotografia. Assim, inventores como Louis Daguerre, Coleman Sellers e Étienne Marey podem-lhe ser associados. Contudo, forma os franceses Louis e Auguste Lumiére que deram o passo fundamental, com a invenção do cinematógrafo , dado a conhecer ao público em 1895. Nos primeiros vinte anos da História do Cinema a maioria dos filmes mudos eram curtos - apenas duravam poucos minutos por exemplo: a entrada dum comboio numa estação ou pessoas á saída de uma fábrica, como La Sortie de Usines de Lyon (1896) mostrado pela primeira vez em Lyon. Em 1902, Georges Méliés, realizador francês, assinou a mais antiga história de fantasia - A Trip to the Moon - e, em 1903, Edwin Porter realizou para a produtora de Thomas Edison The Great Train Robbery, uma história de recorte dramático orçada em 100 dólares e cuja apresentação internacional iria render mais 20 mil dólares.
Apesar da tecnologia para fazer filmes ter aparecido em 1895, a realização que possibilitava o filme como forma de arte ocorreu com o aparecimento do filme de D.W. Griffith "Nascimento
...