Trabalho de tintas e pintura
Relatório de pesquisa: Trabalho de tintas e pintura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eddilson • 14/8/2014 • Relatório de pesquisa • 4.956 Palavras (20 Páginas) • 890 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I EC
PROFESSOR: ALMIR PIMENTEL
TRABALHO DE TINTAS E PINTURA
ALUNO: Victor Diego Oliveira Araujo
Teresina, Julho de 2011
01 – TINTAS
1.1 –CONCEITO:
Tinta é a dispersão de um ou mais pigmentos em um veículo (resina) que quando aplicada em uma camada adequada forma um filme opaco e aderente no substrato. Revestimento usado para proteger, colorir e embelezar vários tipos de superfícies, inclusive pisos e paredes, contra a ação do sol, chuva, maresia e outros agentes.
1.2 –COMPOSIÇÃO:
As tintas são compostas por uma suspensão homogênea de resina (polímero) chamada de veículo não volátil e pigmento. Solvente, veículo volátil, geralmente é necessário e outras substâncias chamadas de aditivos podem ou não serem utilizadas na formulação das tintas, como: plastificantes, secantes, anti-mofo, anti-espumante, que na maioria das vezes são necessários.
Veículos – Sob denominação de veículo encontramos agrupados: resinas, emulsões e óleo secativos. Os veículos formam a película protetora na qual se converte a tinta depois de seca, sendo os responsáveis pelo tempo de secagem, aderência, retenção de cor e brilho, resistência as intempéries, etc.
Pigmentos – Os pigmentos são partículas sólidas, totalmente insolúveis no veiculo no qual permanecem em suspensão. Existem dois tipos de pigmentos: os ativos ou opacos ou simplesmente pigmentos, e os inertes ou cargas.
• Ativos - Conferem cor, tingimento e poder de cobertura. Podem ser orgânicos ou inorgânicos de origem natural, sintética ou metálica.
• Inertes - Promovem outras propriedades, tais como maior consistência, melhor lixabilidade, dureza, etc. São compostos inorgânicos de origem natural ou sintética.
Solventes – os solventes são líquidos orgânicos voláteis, cujas principais funções são: facilitar a formulação, conferir viscosidade adequada para aplicação da tinta e contribuir para o seu nivelamento e secagem.
Aditivos – os aditivos compreendem uma variada gama de substâncias que atuam como importantes auxiliares, facilitando a formação da tinta e melhorando as propriedades gerais. Dentre eles podemos destacar os anti-espumantes, anti-peles, secantes, anti-sedimentantes e plastificantes.
1.3 – FABRICAÇÃO:
A fabricação refere-se a uma série de etapas seqüenciadas onde a formulação adequada terá de ser rigidamente observada e obedecida.
1. Controle de qualidade da matéria-prima;
2. Pesagem das matérias primas com a formulação;
3. Pré-mistura - junção dos pigmentos, aditivos e resinas em dispersores de alta rotação;
4. Moagem - a pasta obtida na pré-mistura passa pelo equipamento - moinho - para ser dispersa, uniformemente, em películas finamente divididas. Existem vários tipos de moinho, o uso de cada um é específico pela característica do produto em fabricação;
5. Complementação - o produto obtido na moagem, ainda com alto grau de concentração, é levado para tanques providos de agitadores onde se completa a formulação, através da adição de solventes, resinas e demais matérias-primas decorrentes da formulação;
6. Tingimento - é a etapa onde se acerta a cor da tinta para o padrão estabelecido;
7. Controle de Qualidade - nesta etapa os produtos são submetidos a rigorosas análises para observação a cerca de: viscosidade, brilho, cobertura, cor e secagem. Após aprovação, é liberado para enlatamento;
8. Enlatamento - os produtos são colocados nas várias embalagens e enviados à expedição.
1.4 –TIPOS DE TINTAS:
Devido à forma de processamento e a reação de fixação das tintas, podemos classificá-las por evaporação do solvente, aquelas que secam por oxidação, por polimerização na temperatura ambiente e a quente. Também podem ser classificadas pelo brilho da superfície pintada, as tintas podem ser foscas, semi-foscas ou brilhantes.
Tintas Foscas:
Rendimento médio: 35 a 40m2
Solvente: 25 %
Não voláteis: 25 %
Pigmentos: 50 % Tintas Semi-foscas:
Rendimento médio: 35 a 65m2
Solvente: 10 a 25 %
Não voláteis: 25 a 65 %
Pigmentos: 25 a 50 % Tintas Brilhantes:
Rendimento médio: 55 a 65 m2
Solvente: 10 %
Não voláteis: 65 %
Pigmentos: 25 %
As tintas brilhantes têm sobre os pigmentos e fillers uma camada de verniz, que tendo uma elevada capacidade de refletir a luz (refringência), conferindo brilho a estas. Nas tintas Foscas a parte não volátil do veículo serve apenas para aglutinar os pigmentos e fillers.
02 – PINTURA
A pintura e um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e è um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não devendo ficar ao critério de pessoa não conhecedora, deve-se cuidar para que todos os materiais e toda mão-de-obra sejam da melhor qualidade.
2.1 – OBJETIVO DA PINTURA:
A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja
...