Três influências da nossa visão de cor
Seminário: Três influências da nossa visão de cor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianopelisser • 7/9/2014 • Seminário • 505 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
ARTES – 6ª Série – Prof. Luciano
Cores
Cores trazem sua própria mensagem.
Despertam emoções.
Dão suporte a afirmações.
Três influências na nossa percepção de cores:
Biológicas: percebemos a cor vermelha, por exemplo, com mais intensidade que o azul. Este fenômeno é relacionado ao fato de que possuímos mais sensores para o vermelho (64%) do que para outras cores.
Culturais: nossa percepção das cores é extremamente influenciada pela cultura. No exemplo acima, o verde amarelo nos remetem imediatamente à valores relacionados a nossa cultura de brasileiros. Em outro exemplo, enquanto em culturas ocidentais o preto pode significar trevas, na cultura Egípcia significava renascimento. Na cultura hebraica significa compreensão.
Individuais: Alguns de nós temos preferência ou aversão a certas cores, e estes são gostos que podem mudar com o tempo. A moda também tem uma influência grande no gosto. A cor laranja, por exemplo, era muito popular nos anos 70. Depois foi abandonada por um longo tempo.
Atenção: O uso de um número limitado de cores (duas ou três) é recomendável para uma aplicação “normal”. O uso de muitas cores resulta numa imagem confusa e perturbadora.
Vermelho: é a cor mais forte e dominante. É cheia de vivacidade e mobiliza os seus observadores. É frequentemente associada ao sangue e ao fogo, mas também ao amor, sensualidade e paixão. Representa vida e perigo. È utilizado para sinalização por chamar atenção: sinal PARE.
Laranja: é uma cor muito viva e alegre. Sinaliza força dinâmica, criatividade e exuberância. Sinaliza segurança e ordem (latas de lixo, roupa de varredores de rua, roupas de segurança em fábricas) além da sociabilidade ( a cor quente das lâmpadas em restaurantes e bares da noite).
Amarelo: representa verão, o calor e o conforto. É a cor do ouro e da prosperidade. É também uma cor refrescante, que pode lembrar o ácido e o amargo.
Verde: é a cor da natureza, do frescor e da vida. Core da esperança, estabilidade, descanso e paz. È a cor que possui o efeito de relaxamento e conforto.
Azul: é a cor da expansão, do céu, da eternidade. O azul tem o efeito de elegância reservada. O azul é a cor favorita da maior parte das pessoas. Representa a estabilidade, nobreza e amizade.
Rosa: é a cor da afeição e da ternura. Representa charme, amizade e a juventude. É uma cor que lembra as rosas (flores), fragrâncias, doces e balas.
Marrom: é a cor da sujeira, da terra, das folhas mortas do outono. Lembra antiguidades, representa o passado, fora da moda, coisas simples.
Preto: é açor da morte e do luto. Representa sentimentos negativos, como azar, trevas e noite. Coisas proibidas são frequentemente pretas. É a cor dos piratas e dos anarquistas.
Cinza: é a cor entre o preto e o branco, a média, sem personalidade. É a cor da neutralidade e da insignificância. Cinza lembra o mau tempo, neblina e a depressão. No entanto, cinza é a cor da elegância. Um terno cinza onde cores fortes podem contrastar e brilhar.
Branco:
...