Van Gogh - Biografia
Ensaios: Van Gogh - Biografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaischagas • 15/9/2013 • 676 Palavras (3 Páginas) • 500 Visualizações
Biografia de Van Gogh
Para melhor entendimento da vida de Vicent Van Gogh é preciso falar sobre sua infância e família.
Nascido no dia 30 de março de 1853, Van Gogh nasceu em Zundert, uma cidade próxima da Breda, nos Países baixos. Van Gogh é o mais velho de seus irmãos e possui um afeto muito grande com seu irmão mais novo Theo. Seu pai, Theodorus, é um pastor e sua mãe, Anna Cornelia, dona de casa. Sua relação com a família sempre foi conturbada, durante a infância, Van Gogh foi uma criança séria, quieta e introspectiva.
Afirmam seus biógrafos, quase que unanimemente, que foi uma infância enfadonha de um menino tristonho numa casa lúgubre da família severa, Infância melancólica, tédio. (Gênios da Pintura, Abril Cultura, 1967, pag. 2).
Aos quinze anos Van Gogh abandonou os estudos e foi trabalhar com seu tio Vicente em Haia como negociante de artes. Tempo depois, insatisfeito com sua vida (desilusão amorosa), ele decidiu abandonar o seu trabalho. Van Gogh resolveu ser professor evangelizador e chegou a estudar teologia em Amsterdã, passa sua vida a dedicar aos camponeses e mineradores no interior da Bélgica dividindo tudo o que tem e com isso passou a ser sustentado por seu irmão Theo.
22 meses depois, Van Gogh decide trocar a fé pela arte e finalmente seu grande momento chegou. Aos 27 anos, decide ser um pintor. Quer levar o pincel e capturar na tela o que sente. Nesse período Van Gogh conhece Christine Sien, uma prostituta gravida e alcoólatra com quem passou a viver durante alguns meses, nessa época seus quadros possuíam cores e tons predominantemente escuros.
Seu pai morre repentinamente e por esse motivo nunca mais retorna a Holanda. Morando em Antuérpia, Van Gogh se apaixona definitivamente pela cor e descobre a pintura japonesa. Escreve ao seu irmão Theo: “O pintor do futuro será um colorista como nunca foi possível antes”.
Van Gogh está morando com seu irmão Theo e apenas dois anos antes de sua morte ele encontrou o cenário ideal para dar o grande salto artístico, Paris. Lá encontra trabalhos de Hokusai. Fica impressionado pelo que chama de “uma nova maneira de representar os objetos e espaços”.
Esse é o momento mais sociável de sua vida, conhece Toulouse Lautrec e Bernard, se familiariza com os impressionistas Monet, Renoir e Pissaro. Pouco tempo depois fica intimo de Paul Gauguin.
Nesse período de amizade, Van Gogh constrói a casa amarela onde quer criar suas obras, chamas seus amigos impressionistas, mas somente Gauguin aparece. Com a vivencia (período de dois meses) na mesma casa, as desavenças eram frequentes, na ultima discussão Van Gogh pega uma lamina de barbear e o ameaça. Gauguin assustado com o que presenciou decide ir embora. Van Gogh, confuso e arrependido com o que tinha feito, corta sua própria orelha esquerda, guarda em um pacote e entrega a uma prostituta que motivou a briga.
No hospital, Van Gogh passa dez dias se recuperando, ao chegar em casa se depara com todas as suas obras destruídas , ele próprio no seu momento de “loucura” havia rasgado a maioria de suas pinturas. Consequentemente, depois de ter visto o estrago que fez em sua casa, decide-se internar-se voluntariamente no hospital de Saint-Remy. O quarto do hospital é transformado em um atelier, pinta sem parar e manda um recado ao seu
...