Vantagens e Desvantagens da audição absoluta e treinada
Por: Daisy_violoncelo • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.568 Palavras (19 Páginas) • 287 Visualizações
FACULDADE DE MÚSICA DO ESPÍRITO SANTO “MAURÍCIO DE OLIVEIRA”
LICENCIATURA EM MÚSICA
DAISYANNE SANTOS SOEIRO
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA AUDIÇÃO ABSOLUTA E TREINADA
VITÓRIA
2016
DAISYANNE SANTOS SOEIRO
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA AUDIÇÃO ABSOLUTA E TREINADA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade de Música do Espírito Santo como requisito básico para a conclusão do Curso de Licenciatura em Música.
Orientadora: Prof. Esp. Marlene Betzel Luxinger
VITÓRIA
2016
DAISYANNE SANTOS SOEIRO[pic 1]
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA AUDIÇÃO ABSOLUTA E TREINADA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Música do Espírito Santo, como requisito para obtenção do grau de Licenciado em Música.
Aprovada em 06 de Dezembro de 2016
COMISSÃO EXAMINADORA
Profª. Esp. Marlene Betzel Luxinger
FAMES - Faculdade de Música do Espírito Santo
ORIENTADORA
Prof. Esp. Sandra Bertnabé Berto
FAMES – Faculdade de Música do Espírito Santo
EXAMINADORA
Profª. Esp. Anna Claudia Perin Vidigal
FAMES - Faculdade de Música do Espírito Santo
EXAMINADORA
Dedico este trabalho a Deus, a minha família e amigos, de forma especial ao meu pai que sempre me incentivou e acreditou que eu deveria seguir nesse curso.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por ter me sustentado e por ser minha força em toda a minha vida.
Quero agradecer a minha família pelo apoio em todo tempo. Minha mãe Claudia pelo carinho, meu pai Izaias pelo incentivo, minhas irmãs Clarianny e Suelem pelo companheirismo, ao Randro por estar sempre ao meu lado e a todos os meus familiares que me ajudaram a seguir em frente.
Gostaria de agradecer Marlene Betzel Luxinger, minha professora orientadora pelo auxilio, esforço e dedicação em me ajudar durante o processo de construção desse trabalho. Certamente sua orientação foi essencial e de grande valor para mim.
Obrigada a família Barro Vermelho, que me acolheu e me apoiou durante todos esses anos de curso.
Também agradeço aos professores que me ajudaram na pesquisa, pela disposição em responder os questionários, enriquecendo assim meu trabalho com suas experiências profissionais, muito obrigado!
“Então tomou Samuel uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenezer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor”.
I Samuel, 7:12
RESUMO
Esta pesquisa aborda o estudo da Audição Absoluta buscando entender suas vantagens e desvantagens dentro do aprendizado musical.
O campo empírico se constitui de professores de música, os quais possuem as capacidades denominadas audição absoluta, audição relativa treinada e também uma professora de percepção musical a fim de buscar maior entendimento das facilidades e dificuldades encontradas por ambos os indivíduos, demonstrando também se esse tipo de audição é necessário para o aprendizado musical.
O referencial teórico baseia-se em livros e artigos científicos de autores como Damian (2006), Otutumi (2008), Vanzella, Oliveira e Werke (2008), Medina e Goldemberg (2011).
Para a pesquisa utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados questionários semiestruturados. A análise apontou que, apesar das dificuldades encontradas, é possível encontrar soluções e se tornar um músico bem sucedido, confirmando que esse determinado “talento” não é um pré-requisito para se estudar música, de forma que todos podem alcançar esse objetivo.
Palavras-chave: Audição absoluta, Audição relativa, Desenvolvimento auditivo.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 9
2. DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO AUDITIVO 10
2.1. IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO PARA O MÚSICO 11
2.2. AUDIÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA 12
3. METODOLOGIA 14
3.1. TRATAMENTO DOS DADOS 14
3.1.1. Amostragem....................................................................................................14
3.1.2. Coleta de dados..............................................................................................14
4. ANÁLISE DOS DADOS 16
4.1. IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS AUDITIVOS 16
4.1.1.Audição absoluta.............................................................................................16
4.1.2.Audição relativa...............................................................................................17
4.2. DIFICULDADES E FACILIDADES ENCONTRADAS NA AUDIÇÃO RELATIVA E ABSOLUTA 18
4.2.1.Pontos positivos..............................................................................................18
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