Vários valores Charles Chaplin
Por: Alex_Carioca • 23/9/2018 • Resenha • 450 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Vários valores espirituais podem ser atribuídos à fala deste grande artista que foi Charles Chaplin, entretanto não podemos deixar de destacar o amor e a caridade nesta fala. O discurso já se inicia com a recusa de se ter o poder, uma vez que para estar no topo do poder o Ditador estaria ignorando esses dois valores primordiais a condição humana na terra. A humanidade necessita de amor, e sem amor não tem como exercer a caridade. Vivemos em sociedade e neste enfoque está claro que necessitamos uns dos outros para o bom convívio.
“Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim.” Aqui Chaplin explana a necessidade do convívio mútuo que os seres humanos têm, ademais temos espaço para todos e ninguém precisa pisar no próximo para alcançar um objetivo. Nos dias de hoje temos exemplos claros de que a humanidade parece estar vivendo na mesma época do discurso. Passaram-se 70 anos e o homem não evoluiu. Continua ignorando valores em detrimento do seu próprio valor, sem a preocupação com o próximo, o homem contemporâneo tira do pobre para enriquecer ainda mais e tornar-se mais poderoso.
Segue Chaplin, “o caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza”, a Terra é linda por ser uma obra Divina, mas o egoísmo tem manchado esta obra. O ódio tem ocupado o espaço do amor e a cobiça tem reflexo na Natureza. Homens gananciosos e egoístas não dão importância para a miséria do seu semelhante. Ganhou o homem o raciocínio para desfrutar da melhor maneira possível do seu habitat, mas em troca a este presente o homem constrói bombas destruidoras que ameaçam a vida terrena. Estamos prestes a presenciar uma terceira guerra mundial, parece que Hitler deixou um fã trata-se de Kim Jong-un que está querendo reeditar uma triste época da nossa história.
“A cobiça envenenou a alma dos homens… levantou no mundo as muralhas do ódio…” Podemos citar o Estado Islâmico como o veneno da alma dos homens, quem poderia imaginar há 70 anos que no mundo hodierno apareceria pessoas assassinando brutalmente seu semelhante por simples incompatibilidade de crenças, ideologias políticas e não precisamos ir tão longe, em terras brasileiras o tráfico de drogas transforma a vida de algumas famílias em um verdadeiro campo de concentração nazista.
O homem parece estar em constante transformação e neste mundo precisamos ater às necessidades básicas do próximo e respeitá-las no intuito de conviver o mais harmônico possível. Não precisamos se grandes ditadores, pois com o amor e o respeito ao próximo se consegue o respeito e a dignidade.
...