A ÉTICA PROFISSIONAL SUA IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Por: Gracijunges • 20/2/2018 • Trabalho acadêmico • 6.110 Palavras (25 Páginas) • 407 Visualizações
ÉTICA PROFISSIONAL
Graciele Inês Junges
Professor Marcio Jose Werle
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Sociologia (LEF0188) – Prática do Módulo I
14/12/2017
RESUMO
Esse trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre a ética profissional e como ela permeia pelos meandros das instituições, na vida profissional de cada um, no cotidiano do trabalho e na vida social. O conjunto de normas que envolvem o ser humano, a partir do seu desenvolvimento intelectual, disciplina para viver de acordo com os princípios e valores morais do bom costume. Contudo, nem sempre a ética esta presente nas praticas diária da vida. Sobretudo, em face das grandes conquistas humanas no campo tecnológico. Teoricamente a ética está cada vez mais presente nas discussões e no próprio comportamento humano, em decorrência da demanda profissional das pessoas se orientarem na vivência, de acordo com a realidade social em que se contextualiza. Percebeu-se que a ética ou os princípios de orientação e conduta do ser humano, propõem também novos desafios de convivências, dessa forma utilizou-se, pesquisa bibliográfica, que analisou a importância da ética como principio norteador no trabalho, no plano pessoal, com valores morais e no campo profissional, embasada nas diversas opiniões de estudos de caso, principalmente em teoria histórico-critica da formação humana, política- sociocultural, rumo a realização e a felicidade do ser humano.
Palavras-chave: Educação, Desenvolvimento humano e Ética Profissional.
1 INTRODUÇÃO
Diante do objetivo do artigo que tem como discorrer sobre a importância da ética na profissão e como ela está imbricada nesse meio, pensou-se em não dissociar ambas as ciências quando pensada dessa forma. Visto que as duas andam intrinsicamente ligadas. A partir da premissa de que o ser humano vive, age e convive em sociedade, ele interage, é integrado e influenciado pelo grupo de convívio, também pela sua cultura e por suas concepções de pensamentos. Procurou-se problematizar novas abordagens para o conjunto de problemas oriundos dos novos olhares que vem a tona a partir da valorização da ética como ciência de ordem valorativa e moral de um individuo. Talvez esse parâmetro seria a valorização da ética como disciplinadora do ser humano em construção.
Alicerçados nesses pressupostos, não dá para distanciar os aspectos éticos da vida de um indivduo, da sua vida social ou sua vida profissional. Sobretudo porque a educação requer importante grau de eticidade. Igualmente está presente em profundas discussões a respeito do comportamento humano, já que as mudanças são necessárias de acordo com as necessidades das pessoas orientarem-se no seu modo de agir e interagir com o novo modelo de trabalho e a nova realidade social em que se insere. Visto dessa maneira, a ética e a moral, eixo de grandes preocupações e reflexões dentre as pessoas e estudiosos, sobre o sagrado e o profano, o bem e o mal, o certo e o errado- e por sua vez, a moral refere-se as ações e condutas no mundo onde vivemos. Portanto, dessa forma procurou-se realizar um dialogo entre ambas as ciências - focando para a vida social, educacional e profissional.
...