Postura profissional no mercado de trabalho
Ensaio: Postura profissional no mercado de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: portaaberta • 21/4/2013 • Ensaio • 1.792 Palavras (8 Páginas) • 725 Visualizações
Questionário - 2B - Tentativa 1
Question1
Notas: 4
1De acordo com pesquisas científicas apresentadas durante a discussão sobre “o mundo do trabalho”, existe um descompasso entre o perfil dos profissionais que o mercado de trabalho demanda e o perfil dos profissionais disponíveis. Algumas das atitudes que podem reverter essa situação são:
I) Buscar preparo técnico, experiências profissionais interessantes e ter postura profissional adequada.
II) Procurar manter-se atualizado, realizar cursos complementares e estudar idiomas, além do português.
III) Desenvolver características como iniciativa, motivação e interesse por seu próprio desenvolvimento.
IV) Demonstrar responsabilidade, competência e dedicação no exercício das atividades profissionais.
V) Buscar contatos com pessoas influentes que possam garantir a sua colocação no mercado de trabalho.
As afirmativas corretas estão em:
Escolher uma resposta.
a. Todas as alternativas.
b. I, II, III e IV.
c. II, III, IV e V.
d. I, III, IV e V.
e. I, II, III e V.
Question2
Notas: 4
2Imagine a seguinte situação: Uma empresa brasileira que se internacionalizou decidiu transferir um novo gestor da Itália para o Brasil. Esse gestor assumiu um departamento em que atuam cinco profissionais, todos brasileiros. O “profissional 1” percebeu que haveria necessidade de adaptação, pois já havia tido uma experiência anterior de trabalhar em outro país. Então buscou recepcionar o gestor, falando sobre essa vivência e ofereceu informações básicas sobre a equipe e a rotina do departamento. O “profissional 2” sentiu-se ameaçado, pois temia perder espaço e apressou-se em demonstrar suas competências e a importância dos projetos que desenvolvia. O “profissional 3” rapidamente procurou mostrar-se favorável a qualquer ação que o gestor propusesse. Os “profissionais 4 e 5” mantiveram as suas atividades e rotina, sem demonstrar reação à nova situação.
Tomando como base as discussões sobre “gerenciamento de impressão”, seria correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. O “profissional 3” se utilizou da tática da explicação de forma eficiente para aproximar-se do novo gestor.
b. Os profissionais envolvidos reagiram de maneira adequada à situação, demonstraram comprometimento e espírito de equipe.
c. O “profissional 1” buscou adequar-se à situação e utilizou a tática de enfatizar as similaridades para aproximar-se do novo gestor.
d. Os “profissional 4 e 5” demonstraram um comportamento pró-social que facilitará o relacionamento assertivo entre eles e o novo gestor.
e. O “profissional 2” utilizou a tática de autodescrição e de persuasão de forma positiva, causando uma boa imagem para o novo gestor.
Question3
Notas: 4
3De acordo com as informações apresentadas durante a aula dedicada à compreensão do “mundo digital”, as redes sociais profissionais podem ser utilizadas como ferramentas poderosas na busca de oportunidades profissionais. Analise as afirmativas a seguir e escolha aquela que corrobora as informações apresentadas durante a aula:
Escolher uma resposta.
a. As redes sociais como o Linkedin não são utilizadas por headhunters e profissionais de RH, que buscam profissionais no mercado.
b. A rede social com foco em relacionamentos permite divulgar o seu perfil e estabelecer contatos pertinentes aos seus objetivos profissionais.
c. Uma rede social profissional pode ser encarada como um currículo e deve seguir os mesmos cuidados, pois divulga o seu perfil profissional.
d. As redes sociais profissionais permitem o acesso a informações especializadas preservando o anonimato de quem se cadastra.
e. Fazer parte de uma rede social pode não ser favorável, pois não demonstra que profissional faz uso da tecnologia a seu favor.
Question4
Notas: 4
4Leia atentamente os textos abaixo:
"Uma pesquisa realizada na Universidade de Portsmouth, na Grã-Bretanha, afirma que treinadores em trajes formais inspiram a sensação de maior eficiência ao time do que seus colegas adeptos dos agasalhos esportivos. O levantamento, publicado no periódico International Journal of Sport Psychology, constata que o vestuário influencia a forma como os jogadores avaliam a habilidade técnica do comandante.
Comentando o estudo, Claudinei Santos, diretor do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte da ESPM e Especialista em Marketing Esportivo, diz: 'Vale ressaltar, no entanto, que há exceções e que nem sempre a roupa faz a diferença em campo. (...) De qualquer forma, o marketing pessoal e a boa apresentação sempre causarão impressão positiva, tanto para os jogadores quanto para a crítica'” (Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/, acesso em 16/03/11 - Adaptado).
Em matéria de capa da Revista Você S.A. de Outubro de 2011, é traçada uma discussão sobre o paradoxo atual de, de um lado, haver muitas oportunidades em aberto e, de outro lado, profissionais que enfrentam dificuldade de se colocar.
...