A Ética Profissional
Por: Ailer Junior Gabriella Barros • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.557 Palavras (11 Páginas) • 136 Visualizações
UNIASSELVI – CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ÉTICA PROFISSIONAL
ITABUNA-BAHIA
2018[pic 2]
AILER MAGALHÃES BARBOSA JÚNIOR[pic 3]
AILER MAGALHÃES BARBOSA JÚNIOR[pic 4]
ÉTICA PROFISSIONAL
Paper realizado como requisito de avaliação da disciplina Seminário Interdisciplinar II do Curso de Ciências Contábeis, sob orientação da docente Fernanda Moreira Pinto, à Uniasselvi – Centro Universitário Leonardo da Vinci.
ITABUNA-BAHIA
2018
SUMÁRIO[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
RESUMO 4
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
4. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
ÉTICA PROFISSIONAL
RESUMO
A concorrência no mercado de trabalho exige dos trabalhadores uma postura diferenciada, pautada no compromisso, ética e moral. A ética profissional, por sua vez, relaciona-se ao conjunto de elementos, normas, regras e princípios estabelecidos pela sociedade e solidificados no código das profissões. Trata-se de um paper feito através de uma Revisão Narrativa da literatura, em que foi realizado um levantamento da produção científica, dissertando sobre os principais aspectos da ética profissional e código de ética do contabilista. Diante disso, esse estudo objetivou compreender os aspectos envolvidos na ética profissional e entender o código de ética da contabilidade. Portanto, o contabilista deve atuar com habilidades práticas advindas do conhecimento funcional de sua profissão, e principalmente, conhecer os padrões morais e éticos da empresa ao qual está inserido, atendendo ás normas e regulamentações da contabilidade.
Palavras-chave: Ética profissional. Código de ética. Contabilidade.
1. INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a complexidade dos negócios, as transações financeiras, a urgência por novas informações bem como a busca por métodos de gestão e administração, sobretudo, por melhores equipamentos e tecnologias por parte das empresas tem aumentado cada vez mais, com a finalidade de atender o maior número de consumidores possíveis buscando a satisfação, gerando a concorrência no mercado de trabalho, faz com que haja uma exigência maior de trabalhadores que mantêm uma postura diferenciada pautada no compromisso, na ética e moral (ANTONOVZ et al., 2010; BORGES; MEDEIROS, 2007).
Com isso, a discussão sobre questões envolvendo ética, profissão e compromisso num mercado de trabalho onde a concorrência vem aumentando e se solidificando, traz a tona uma série de preocupações por parte dos trabalhadores das diversas categorias profissionais que buscam elementos peculiares que o destaquem dos demais concorrentes (BORGES; MEDEIROS, 2007).
Em se tratando das exigências e preocupações constantes dessas categorias, pode-se mencionar os profissionais da Contabilidade, que buscam adequar-se as dinâmicas institucionais, e, sobretudo, manter uma atuação profissional embasada nos princípios éticos pessoais, valores e morais por meio de uma preparação e atualização técnica capaz de diferenciá-los dos demais concorrentes, pois é de extrema importância que não só os contabilistas, mas todas os profissionais atuem de modo idôneo, não corroborando com ações ilícitas ou imorais (ALVES et al., 2007; BORGES; MEDEIROS, 2007).
Assim, a ética profissional esta relacionada ao conjunto de elementos, normas, regras e princípios estabelecidos pela sociedade e solidificados no código das profissões visando respeito a integridade moral e respeito próprio, especialmente em ações pautadas nos valores do grupo ou de sua categoria profissional, visando o bom andamento das relações interpessoais, seja no ambiente de trabalho, seja no cotidiano (BORGES; MEDEIROS, 2007).
Contudo, a contabilidade foi regulamentada pelo Decreto nº. 9.295 de maio de 1946, tendo como fiscalizadores e normativos, os Conselhos Federais e Regionais de contabilidade mediante a Resolução CFC nº. 803/96. Esses conselhos mencionados funcionam para garantir padrões de atuações por parte dos profissionais regidos na ética com o objetivo de regular as relações entre os membros dessa categoria e entre esses e a sociedade. Assim, a ética refere-se a um conjunto de prescrições de conduta humana através de algumas características ou mandamentos básicos que todo indivíduo deve respeitar, os quais incluem a competência, o sigilo, a integridade e a objetividade (ALVES et al., 2007; BORGES; MEDEIROS, 2007).
Portanto, questões envolvendo o comportamento e o compromisso humano no trabalho e nas relações sociais, torna-se relevante para manter uma organização tanto no trabalho quanto no cotidiano. Desse modo, a realização do manuscrito justifica-se pela necessidade do acadêmico do curso de graduação em Ciências Contábeis refletir criticamente sobre o estudo da ética profissional e os aspectos envolvidos no contexto organizacional do contabilista através da discussão de conceitos como código de ética da profissão e postura profissional a fim de ampliar discussão sobre essa temática.
Mediante a isso, surgiu os seguintes questionamentos: O que se entende por ética profissional? Em qual código de ética está pautada a contabilidade? Para responder a tais indagações, o objetivo geral do estudo foi: Compreender os aspectos envolvidos na ética profissional e como objetivo específico: Entender o código de ética da contabilidade.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de um paper feito através de uma Revisão Narrativa da literatura, em que foi realizado um levantamento da produção científica, dissertando sobre os principais aspectos envolvidos na ética profissional e código de ética do contabilista.
...