A ATIVIDADE ILHA DAS FLORES
Por: Ananda Cristina De Oliveira Miranda • 18/4/2022 • Abstract • 283 Palavras (2 Páginas) • 840 Visualizações
Atividade de Sociologia: Professora: Mayara Scarselli
Valor (1,0 ponto)
Documentário “Ilha das Flores” (Direção Jorge Furtado, 1989)
Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta metragem escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa ideia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.
1 – O que há em comum entre seres humanos, porcos e tomates, segundo o filme?
2 – O que há de diferente entre seres humanos, porcos e tomates, segundo o filme?
3 - Qual é a crítica que o filme quer abordar ao apresentar a trajetória do tomate?
4 – Dê sua opinião sobre a frase: “Cecília Meirelles: Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda". Na tela, o que vemos é a
miséria e sofrimento de seres humanos, que vivem em condições piores que porcos.
5 – Faça uma pesquisa sobre Karl Marx, sobre os seguintes tópicos: momento histórico que viveu na Alemanha, o que é alienação e luta de classes.
PIBID Ciências Sociais UFMT/CAPES – 2011/1 Página
...