A AVALIAÇÃO CRÍTICA DE VÍDEOS ONLINE SOBRE EDUCAÇÃO O PAPEL DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPOS DE CRISE
Por: Daniarly Costa • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 1.242 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
ATIVIDADE 02.1: 50h
RELATÓRIO DO VÍDEO SOBRE A ATUAÇÃO DA EDUCADORA JOICE LAMB, VENCEDORA DO PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 DO ANO DE 2019, QUE ATUA EM ESCOLA PÚBLICA EM NOVO HAMBURGO – RS, CUJO TEM A É: “PROJETO APRENDER E COMPARTILHAR
DALILA DA COSTA – RA: 1886534
POLO UNAÍ-MG
2021
RELATÓRIO
Joice Lamb foi eleita uma das dez vencedoras da edição 2019 do Prêmio Educador Nota 10 e eleita Educadora do Ano pelo mesmo prêmio, graças ao programa “Aprender e Compartilhar”. Desde 2012, é coordenadora pedagógica da EMEF Prof.a Adolfina JM Diefenthäler em Novo Hamburgo (RS). Seu grupo escolar criou experimentos de iniciação científica, discussões e competições com alunos de várias classes, bem como ferramentas para aumentar o interesse da escola e da comunidade nas decisões de gestão. Como planejador da escola, fizemos tarefas desde o início para enfrentar os desafios que tínhamos”, lembra ele. Encontrar tempo para desenvolver projetos é um desafio na rotina, principalmente com tantas tarefas que cabem ao coordenador pedagógico. Joice sentiu que a tarefa estava estourando para vencer esta corrida contra o tempo. Para resolver desafios, todos queriam se envolver. Ela explica como os administradores devem olhar para a sua escola e construir programas que aumentem a autonomia dos alunos e envolvam todos na melhoria da aprendizagem nesta entrevista.
Impulsionado pela crença de que qualquer pessoa deve "aprender e transmitir" experiência, Joice e sua equipe criaram workshops para pessoas desempregadas de todas as idades para promover a imaginação e o pensamento crítico. “Hoje estou muito mais consciente do valor de cada pessoa no processo educacional. Aprendi a prestar atenção a professores e alunos e a me esforçar para transformar suas palavras em atos e, depois, em projetos”. Seu esforço vencedor é uma iniciativa em grande escala que convida um conselho escolar a avaliar as práticas pedagógicas e proporções, bem como referências, mudanças de caminho e atualizações. Joice afirma na sua palestra que “Hoje temos uma escola adorável e plural; os alunos encontraram outras formas de se expressar sem grafite”, exclama. Joice foi eleita uma das dez melhores professoras do ano pelo Prêmio Educador Nota 10, promovido pelas fundações Victor Civita e Roberto Marinho, pelo projeto “#aprenderecomparthar - Educação inovadora”. Ela agora tem a oportunidade de receber o prêmio de Educadora do Ano em cerimônia em São Paulo no dia 30 de setembro.
De modo claro a autora enfatiza que existem certas incertezas, melhorias, previsões, reformulações e reflexos densos fazem parte do processo. À luz da disseminação mundial do vírus corona mais recente, esses dois recursos alcançaram instituições de ensino nos últimos meses. Gestores, especialistas e empresários da área estão articulando caminhos potenciais para um histórico pós-pandêmico desta maneira, repensando o uso da tecnologia, metodologias pedagógicas, interações socioemocionais, aproximações entre escola e famílias, bem como os fluxos entre as organizações trabalhadores. Em todos os estratos sociais, o primeiro semestre de 2020 viu perturbações repentinas sem paralelo. A nova pandemia de vírus corona (Covid-19) imediatamente deu início a mudanças que impactaram a vida de todas as pessoas ao redor do mundo, impactando ativamente todos os espaços sociais.
Com base nas perguntas e complexidades surgem em meio a tantas transições e reestruturações, oferecendo novos insights sobre fluxos, interações e experiências diárias. Presumo que, ao contrário de antes da pandemia, teremos uma forma mista de educação. Isso não quer dizer que todos mudarão para EAD. Em todas as fases da educação, estamos passando por uma grande experiência de ensino a distância forçada. Nesse estágio de exploração, podemos ter uma noção de como o mundo seria se fosse inteiramente online, mas ainda estamos encontrando as falhas, os aspectos negativos da falta de convívio.
No entanto, após uma pandemia, ficaria claro que informações simples podem ser transmitidas remotamente. Para ser honesto, o futuro da educação será uma mistura de como era o planeta antes da pandemia e como era depois da pandemia. Faremos uma variedade de coisas online, incluindo corte de custos, transporte e gerenciamento de tráfego. Seria desejado tanto por alunos quanto por educadores. No entanto, não devemos negligenciar a importância do componente de experimentação.” O ensino à distância inquestionavelmente desembarcou na Educação Básica, e todas as escolas agora devem ter pelo menos uma opção de acesso remoto.
As estratégias híbridas, na minha opinião, são o caminho do futuro, pois respeitam o instrutor, o intercâmbio do aluno e garantem a consistência do material aplicado. Como resultado, selecionamos o WhatsApp como o meio principal para nossa Inteligência Artificial porque é aberto a alunos de todas as origens socioeconômicas. Acredito ser importante que as equipes escolares entendam suas realidades para identificar adequadamente quais plataformas podem usar. Agora é a hora de virar o jogo e reconhecer que o celular pode ser um parceiro educacional, um meio que pode, sim, aprimorar a experiência de aprendizagem e aumentar o envolvimento do aluno.
...