TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação

Por:   •  2/6/2024  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        Nesse trabalho iremos falar sobre o que é alienação e sobre alguns de seus tipos. Também iremos falar um pouco sobre o filosofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, que foi o primeiro a utilizar o termo.

        Na vida cotidiana, na ciência ou na filosofia, o conceito de alienação tem diferentes papéis e significados. No entanto, esses significados podem ser vistos como variantes de um mesmo sentido amplo, alienação é o ato de alguém se tornar um estranho ou outra pessoa ou algo. O resultado desse comportamento, seja alguém relacionado a algo ou o contrário, também é chamado de alienação.

Alienação, nesse sentido, é a transformação de atributos, relacionamentos e comportamentos humanos em atributos e comportamentos de coisas que são independentes das pessoas. Outra explicação é que a alienação é um afastamento de si mesmo, nesse processo, as pessoas pensam que são incompatíveis com sua própria natureza por meio de seu próprio comportamento e se consideram "coisas" (materialização), afastadas da natureza humano.

No que diz respeito à sociedade, a alienação é um conceito proposto e desenvolvido por vários teóricos clássicos e contemporâneos, e é um estado nas relações sociais que se manifesta como um alto grau de integração ou valor compartilhado entre os indivíduos, bem como um alto grau de alienação ou isolamento. Indivíduos e grupos, num ambiente de convivência. O conceito tem muitos usos específicos dependendo da disciplina utilizada, mas em geral pode se referir tanto ao estado mental de um indivíduo (subjetivo) quanto às relações sociais (objetivo).

        

Filosoficamente, o conceito de alienação foi articulado pela primeira vez pelo filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Na visão de Hegel, a alienação é a característica essencial do homem (a mente finita). A alienação ocorre por meio da produção de coisas, expressando-se em objetos, sejam eles materiais, produtos culturais ou instituições sociais. Hegel chamou isso de objetivação e, para os filósofos, a objetivação é uma forma de alienação. Objetos feitos pelo homem tornam-se estranhos ao homem porque têm sua própria forma e função.

Alienação fiduciária 

Ela está relacionada ao direito de propriedade, que está no âmbito do direito real de garantia. De acordo com o direito real, alienação significa a cessão de uma mercadoria ou coisa a terceiros.


Alienação parental 

Pode acontecer quando o pai ou a mãe de uma criança faz com que esta repudie, rejeite ou sinta ódio do outro cônjuge.

Alienação de bens
 

Seria o ato ou efeito de alienar uma propriedade, ou um bem, ou seja, ceder a posse para outra pessoa.


Alienação social
 

Está relacionada a um estado mental do ser humano e é estudada pela sociologia. Nesse estado mental, ele pode não compreender que também é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar.

Alienação na filosofia

entende-se por alienação o processo ou estado em que algo ou alguém é ou se converte em um indivíduo estranho para si próprio (distante, desconhecido ou alheio, por exemplo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com