TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIAS SOCIAIS - MATUTINO

Por:   •  17/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

1EDU 705-Organização do Processo Escolar

OBJETIVO CORRESPONDENTE:

1-Reconhecer intencionalidade pedagógica significativa de instâncias colegiadas no contexto educacional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENVOLVIDO:

 Processos organizacionais da escola

NOME: IZABELA GONÇALVES DE FREITAS

CIÊNCIAS SOCIAIS - MATUTINO

ATIVIDADE

Com base no texto  “O sistema de organização e gestão da escola” (Libâneo,  2001) e das atividades de estágio e/ou PIBID, complete o quadro descritivo a seguir:

1- Em relação as concepções de organização e gestão escolar:

O que diz o texto

O que foi observado na escola

Concepção técnico-científico

Nesse tópico, o autor discute que a concepção técnico-científica é baseada na hierarquia de funções e cargos, tendo como objetivo principal a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. Sendo assim, possui algumas características como a prescrição detalhada das funções, ocasionando a divisão de tarefas escolares; o poder centralizado na figura do diretor evidenciando as relações de subordinação; a ênfase na administração (conjunto de normas, regras, burocracia, etc); comunicação linear de cima para baixo através de regras; maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas;

Durante as aulas de Estágio Obrigatório I no Instituto de Educação Estadual de Londrina e o PIBID no Colégio Estadual Hugo Simas notei que a concepção técnico-científica baseada na hierarquia de funções de cargos descrita por Libânio encontra-se presente também nos colégios citados anteriormente. Além disso, outras características são observadas nos colégios como a divisão de tarefas e serviços, centralização de poder na direção e, consequentemente, relações de subordinação. As tarefas em si são extremamente priorizadas.

Concepção autogestionária

Baseada na responsabilidade coletiva, acentuando a participação igual dos membros da instituição e descentralizando o poder na figura do diretor. Também possui outras características, como: maior ênfase nas inter-relações do que nas próprias tarefas; decisões coletivas que elimina qualquer autoridade de poder; poder coletivo concedido à escola para a preparação de formas de auto-gestão no plano político; maior ênfase nas pessoas da instituição através de eleições que alterne o exercício das funções; recusa de qualquer tipo de sistema de controle; crença acentuada no poder instituinte da instituição e não no poder instituído.

De acordo com as observações realizadas nos colégios, a concepção autogestionário não está presente na organização e gestão escolar, uma vez que, o regimento e as relações sociais internas são caracterizadas pelo poder de subordinação, divisão de tarefas e serviços e uma figura central detentora do poder: a direção. Sendo assim, não há, também, a recusa do sistema de controle.

Concepção democrática-participativa

Relação orgânica entre direção e participação do pessoal da escola; decisões tomadas coletivamente e publicamente, advogando que cada membro da equipe fique responsável por sua parte no trabalho; qualificação e competência profissional é uma das características presentes nesse tipo de concepção de organização e gestão escolar; acompanhamento e avaliação com finalidade pedagógica; todos avaliam e todos serão avaliados; todos dirigem e todos são dirigidos.

Os colégios, em grande parte, respeitam as decisões tomadas publicamente, coletivamente e democraticamente. Sendo assim, seus membros desenvolvem corretamente suas partes no trabalho, possuindo qualificação profissional na atuação.

2- A estrutura organizacional de uma escola:

O que diz o texto

O que foi observado na escola

Organograma básico

Elementos sobre o organograma básico são: Setor Técnico administrativo; Secretaria escolar ; Serviços de zeladoria, limpeza, vigilância;  Multimeios (biblioteca, laboratório, videoteca etc); Conselho da escola; Direção Assistente de Direção ou Coordenador; Professores Alunos; Pais e comunidade (APM); Setor pedagógico; Conselho de classe; Coordenação.

Através do contato interior que tive com os colégios, posso dizer que todos esses setores e serviços são desempenhados adequadamente respeitando sua posição e função, além das legislações estaduais e municipais.

Conselho da escola

O conselho é eleito no começo do ano e possui atribuições consultivas, deliberativas e fiscais, envolvendo aspectos pedagógicos administrativos e financeiros. Possui certa proporcionalidade dos docentes, dos especialistas da educação, funcionários e alunos e pais. Sua função básica é democratizar as relações de poder.

O conselho da escola nos dois colégios foram eleitos no início do ano letivo com a participação de docentes, funcionários, alunos e pais que estão presentes em reuniões necessárias para a deliberação de alguma pauta específica.

Direção

A direção é responsável por coordenar, organizar e gerenciar todas as atividades da escola, sendo auxiliado pelos demais componentes do corpo de especialistas e técnico-administrativos, atendo todas as leis e regimentos e regulamentos dos órgãos superiores e do sistema de ensino, das decisões da escola e pela comunidade.

Nos dois colégios, IEEL e Hugo Simas, as responsáveis pela direção dos colégios, ao meu ver, estão cumprindo com a sua responsabilidade de coordenar, organizar e gerenciar as atividades da escola, sendo auxiliadas por especialistas e todo o corpo técnico-administrativo, principalmente em grandes eventos organizados pelas instituições, deliberações que envolvem a comunidade interna e externa aos colégios.

Setor técnico-administrativo

Esse setor é responsável pelo atendimento que envolvem os objetivos e funções da escola, possuindo setores específicos como: Secretaria escolar que cuida de toda a documentação e correspondência da escola,  dos docentes, funcionários e alunos e, além disso, presta atendimento ao público; Zeladoria, responsável pelos serventes que cuidam da manutenção, conservação e limpeza do prédio, das instalações e equipamentos, na cozinha e a na preparação da merenda escolar e, por fim, execução de pequenos consertos. Vigilância é responsável pelo acompanhamento do aluno em todas as dependências do edifício, na sala de aula, orientando-os as normas disciplinares, atendendo também no caso de acidentes e enfermidades e solicitação de materiais feito pelos docentes. Serviço de Multimeios é a parte da biblioteca, laboratórios e equipamentos que correspondem aos recursos didáticos.

Este setor atende com excelência todos os elementos descritos nesse tópico em ambos os colégios. A secretaria desenvolve papel fundamental ao atendimento ao público, informação à comunidade ou indivíduos presentes no local. A zeladoria dos colégios desenvolve seu papel com êxito em manter os colégios limpos e estáveis na questão de consertos e equipamentos. O setor de multimeios também apresenta caraterísticas de boa qualidade nos colégios.  Apenas não notei a presença da vigilância para o acompanhamento dos alunos nas dependências do prédio.

Setor pedagógico

Compreende ao setor das atividades de coordenação pedagógica e orientação educacional. As funções desse setor variam de acordo com legislações estaduais e municipais. A exigência aqui é constituída pela formação de profissionais na área de Pedagogia ou então alguma formação pedagógico-didática específica. Os elementos desse setor são: O professor pedagógico ou professor coordenador que supervisiona, acompanha, avalia a assessora as atividades pedagógicos-curriculares, prestando assistência pedagógico-didática aos professores e suas disciplinas, o relacionamento com os pais e a comunidade. O Orientador Educacional é responsável pelo atendimento e acompanhamento escolar dos alunos e o relacionamento dos pais e da comunidade. O Conselho de Classe ou Série  é o órgão que opina quanto ao rendimento escolar do aluno, ao comportamento e reprovação dos discentes, tomando ações preventivas e corretivas.

Toda a equipe pedagógica é extremamente qualificada em suas respectivas área, no intuito do cumprimento do Projeto Político-Pedagógico dos colégios constituído por um corpo docente de professores, professor pedagógico (no caso, nos colégios, para cada nível de ensino são destinados alguns professores-pedagógicos), professor coordenador, orientador educacional e conselho de classe.

Instituições escolares

As instituições auxiliares reúne elementos e órgãos como: APM(ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES), GRÊMIO ESTUDANTIL E CAIXA ESCOLAR. A APM, reúne os pais dos alunos, os docentes e o pessoal técnico-administrativo e alunos maiores de 18 anos. O Grêmio Estudantil é uma entidade representativa dos alunos que concede autonomia para a organização de acordo com seus interesses culturais, sociais, etc. O Caixa Escolar é um setor de assistência ao estudante, prestando assistência escolar, alimentar, financeira e social.

Essas instituições auxiliares presentes nos colégios exercem a função de manter relações e auxílios com o social das escolas. No caso da APM, observei que nos colégios as reuniões são frequentes para a organização de determinados eventos, pautas e demandas, e estão presentes todos os convocados, os pais e os professores, diretores e coordenadores) que participam ativamente nas opiniões e apontamentos que devem ser feitos e ditos. O grêmio estudantil é uma mediação entre os interesses dos alunos para com a equipe administrativa. Nesse caso, notei que os grêmios estudantis são extremamente agitados, animados e ativos, fazendo reuniões frequentemente, desenvolvendo atividades (quando possível, de acordo com o calendário) com os alunos e a comunidade da escola, entre outros aspectos. A questão do Caixa Escolar, não tive a oportunidade de verificar se é efetivo nos colégios.

Corpo docente

O corpo docente é formado pelo conjunto de professores que é responsável pelo ensino. Também tem a responsabilidade de participar do planejamento escolar e curricular, dos conselhos de classe, reuniões de pais, da APM e das atividades cívicas, culturais, sociais e recreativas da comunidade.

O corpo docente dos colégios é caracterizado pela sua qualificação. Os docentes presentes são qualificados em suas respectivas áreas e desenvolve o papel do ensino com êxito, participando também das reuniões com os pais, das atividades extras nas escolas, dos conselhos de classe, etc.

3- Elementos constitutivos do sistema de organização e gestão da escola:

O que diz o texto

O que foi observado na escola

Planejamento

É o processo de explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.

No período de atuação como bolsista do PIBID, participei como observadora do dia destinado ao planejamento da escola. É um dia todo de apontamentos, orientações, ideias e sugestões para o ano letivo que se inicia. A expectativa dos membros é que todas as propostas sejam cumpridas.

Organização

É a atividade através da qual se dá a racionalização dos recursos, criando e viabilizando as condições e modos para se realizar o que foi planejado.

Nesse tópico, vale a pena ressaltar que a racionalização dos recursos são feitos de acordo com o planejamento realizado, democraticamente. Porém, mesmo assim, ainda falta a contemplação de alguns recursos, principalmente a questão da acessibilidade. Notei que nos dois colégios a questão de acessibilidade é escassa, tornando restrito o acesso às pessoas com deficiência.

Direção /Coordenação

Atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.

Os objetivos da coordenação e direção são, em grande maioria, realizados de acordo com suas pautas e propostas específicas. Além disso, desempenham suas funções específicas, nos colégios, a fim de uma melhor instituição.

Formação continuada

Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para que realizem com competência suas tarefas e se desenvolvam pessoal e profissionalmente.

A formação continuada para os profissionais da escola são realizadas frequentemente e, ao final de cada curso, a equipe recebe certificados comprovando determinadas atividades, finalidades e objetivos.

Avaliação

Comprovação e avaliação do funcionamento da escola

Atividades avaliativas são aplicadas a fim de acompanhar o entendimento e rendimento escolar nos colégios para a efetivação dos conteúdos ministrados em sala de acordo com as disciplinas obrigatórias presentes no currículo escolar. Essas atividades constituem parte do método de avaliação individual dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com